10 benefícios da natação infantil
Fazer esporte é muito importante para as crianças e a natação infantil pode trazer diversos benefícios para elas. Veja a seguir quais são eles.
Na era da tecnologia é comum que as crianças passem horas na frente de uma tela, assistindo desenhos, jogando e navegando em redes sociais. Tudo isso contribui para um sedentarismo, o qual afeta o desenvolvimento dos pequenos. Mas, isso pode ser combatido com atividades esportivas, como por exemplo, a natação infantil.
A prática de esportes é muito importante para o crescimento das crianças, pois além de promover a diversão, também contribui para um melhor desenvolvimento físico e mental. Um dos esportes mais queridos entre os pequenos é a natação e a seguir você confere quais são as vantagens dela.
10 benefícios da natação infantil
1) Desenvolvimento corporal
Para conseguirem vencer a água, a força corporal dos pequenos é desenvolvida: os ossos são fortificados e os músculos tonificados. Além disso, a natação promove um alongamento completo do corpo, em cada braçada, por exemplo, alonga-se das pontas dos dedos das mãos até os dedos dos pés.
2) Respiração
Na natação infantil as crianças realizam diversos exercícios respiratórios, para aprenderem a mergulhar e respirar corretamente durante os movimentos. Desta forma, fortalecem o diafragma e a capacidade de absorção de oxigênio.
Além disso, é uma forma dos pequenos aprenderem a controlar a ansiedade através do entra e sai do ar dos pulmões.
3) Regulação do sono
Por conta dos meios tecnológicos, o sono das crianças muitas vezes é afetado. Entretanto, como qualquer outro esporte, a prática da natação ajuda na regulação do momento de descanso. Com isso, como os pequenos gastam energia durante a atividade eles sentirão o sono mais cedo, tendo uma noite de qualidade.
4) Desenvolvimento psicomotor
A natação infantil contribui para diversas habilidades psicomotoras das crianças, aprimorando por exemplo: o equilíbrio, a velocidade, o raciocínio, a organização espacial, o controle sob a própria força e a coordenação dos membros inferiores e superiores.
5) Correção postural
Muitas crianças possuem desvios posturais desde que nascem, enquanto outras desenvolvem ao longo da infância por conta de maus hábitos. A natação infantil ajuda a corrigir os problemas na postura desde cedo, além de tratar lesões na coluna e evitar possíveis agravamentos futuros.
6) Concentração
Para realizar movimentos mais rápidos e complexos, é necessário que os nadadores estejam concentrados na relação de seu corpo com a água na hora de nadar. Como resultado, a natação estimula o cérebro a ampliar a capacidade de se concentrar para outras tarefas do dia-a-dia.
Leia também:
+ Dificuldade de aprendizagem: quais são os sinais?
7) Anti-Stress
As crianças, assim como os adultos, passam por situações estressantes no dia-a-dia, e a natação infantil é uma ótima forma de proporcionar aos pequenos um momento de “mente livre”. Por ser uma prática esportiva, a natação é capaz de promover a liberação de hormônios como a endorfina, que é responsável por sensações relaxantes e agradáveis.
8) Coração
Os movimentos corporais realizados na natação, em conjunto com os exercícios respiratórios, fortalecem a musculatura cardíaca, tornando o coração mais forte e diminuindo a chance de possíveis doenças cardiovasculares no futuro. Há também um aumento de bombeamento sanguíneo para o corpo, o que estimula a circulação sanguínea dos pequenos.
9) Autoestima e autonomia
A natação infantil permite o desenvolvimento da autoestima e da autonomia, pois a cada novo desafio no esporte os pequenos se superam e se sentem mais confiantes. Esse fato é ainda mais evidente em crianças com problemas de sobrepeso ou limitação motora, que através da piscina regulam o peso e ampliam a locomoção.
10) Bons hábitos
Assim como outros esportes, a natação infantil desenvolve nas crianças bons hábitos, como por exemplo: disciplina, consistência, motivação, resiliência e o próprio hábito de praticar um esporte. As pequenas conquistas na piscina ajudam a levar os bons hábitos e esse empenho para outras atividades da vida.