Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Brasil terá cursos de mestrado e doutorado a distância, segundo Capes

Os programas de mestrado online devem ter início primeiro do que os de doutorado

O Brasil terá, em breve, cursos de pós-graduação stricto sensu a distância. Isso porque a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com um edital aberto para que instituições de ensino superior demonstrem interesse em oferecer programas de mestrado nessa modalidade (seja acadêmico ou profissional). 

logo Revista Quero
Brasil terá cursos de mestrado e doutorado a distância, segundo Capes

Segundo a Portaria nº 90, de abril de 2019, as instituições têm até o dia 9 de agosto para se manifestarem. Ainda, para serem autorizadas, é necessário que a instituição já tenha um programa presencial na mesma área cuja avaliação tenha nota de, no mínimo, quatro pontos. Além disso, a instituição também deve ser credenciada pelo MEC e ter nota mínima 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), calculado pela pasta.

Leia também:
Qual a diferença entre mestrado e doutorado?
Existe mestrado online?

Segundo o texto da portaria, após o período de implantação de mestrado EaD, será a vez de autorizar os cursos de doutorado a distância, os quais terão que seguir as mesmas regras dispostas acima. 

De acordo com o divulgado pelo “O Globo”, Robert Verhine, coordenador do grupo de trabalho do Conselho Técnico-científico da Capes, declarou que cada curso terá critérios diferentes para serem aprovados. “É provável que algumas áreas não consigam ter nenhum programa aprovado nesse primeiro edital”, afirmou o responsável ao jornal. 

Questionada pela reportagem, a Capes não informou quantas instituições de ensino já ofereceram propostas desde que as inscrições começaram, no dia 1º de julho.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações