Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Bridgerton pode ser repertório no Enem; veja como utilizar a série na redação

A terceira temporada explora o desenvolvimento do relacionamento entre Penelope e Colin. Aprenda a usar a história na redação do Enem!

Nesta quinta-feira (13), a Netflix lançou a segunda parte da terceira temporada de Bridgerton. Essa é uma série americana baseada nos romances da autora Julia Quinn. 

Se você é vestibulando e adora essa produção, saiba que assistir aos novos episódios pode te ajudar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso porque muitos aspectos de Bridgerton podem ser utilizados como repertório da redação do exame.

“É recomendado fazer uso de repertórios com que o aluno tenha maior familiaridade, como séries, filmes e animações, desde que isso seja feito de forma estratégica”, destaca a assistente pedagógica da plataforma Redação Nota 1000, Heloisa Guimarães.

Baixe agora: Plano de Estudo Enem de Boa
Encontre bolsas de estudo de até 80%

Reprodução/Netflix
cena da terceira temporada de bridgerton

Leia mais: Como vai ser a prova do Enem 2024? Veja tudo que você precisa saber!
Enem 2024: como editar a Inscrição; confira o passo a passo

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Qual é a história de Bridgerton?

A série Bridgerton é ambientada na alta sociedade de Londres o início do século XIX. A produção segue a influente família Bridgerton, composta pela matriarca Violet Bridgerton e seus oito filhos: Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth. 

Cada temporada foca em um dos irmãos e sua busca por amor e felicidade dentro das rígidas regras sociais da época. 

A primeira temporada é centrada em Daphne Bridgerton, a filha mais velha da família, e sua relação com Simon Basset, o duque de Hastings. A segunda temporada foca em Anthony Bridgerton e seu complicado romance com Kate Sharma. Já a terceira temporada é centrada em Penelope Featherington e Colin Bridgerton. 

Baixar plano de estudo gratuito

Como citar Bridgerton na redação do Enem?

Se você está obcecado por Bridgerton, aproveite para guardar esse repertório para a redação do Enem. A primeira dica da Heloisa Guimarães é: “o vestibulando deve certificar-se de que a referência à série é relevante e significativa para seu argumento, de forma a contribuir para ilustrar um ponto ou fornecer um exemplo para complementar aquilo que foi dito”.

De acordo com a profissional, a forma ideal de trazer séries como repertório é:

  1. Explicar brevemente o que o conteúdo do programa trata, incluindo informações como: título, o diretor ou criador, o ano de lançamento;

  2. Também é importante descrever a cena relevante para temática da redação, fazendo uma relação direta com a referência e o argumento que está sendo desenvolvido;

  3. Mesmo que a referência seja fictícia, o aluno deve trazer a discussão para o contexto do Brasil e compará-la à contemporaneidade.

A assistente de redação ainda aconselha: “a citação não deve ser um resumo ou uma resenha, por si só, da série/do filme, por isso deve ser breve”. 

Guia de redação gratuito

De acordo com Heloisa Guimarães, os temas pertinentes para a redação do Enem na série Bridgerton são a questão da política do ‘pão e circo’, o papel da mulher na sociedade, a representação racial e até mesmo a cultura do cancelamento.

A política do ‘pão e circo’ pode ser mencionada no Enem porque “na série, o período da temporada social é um dos grandes entretenimentos da sociedade. Os arranjos casamenteiros, os jantares e os bailes luxuosos fazem com que a nobreza esqueça-se dos problemas sociais, deixando a política de lado”, esclarece Heloisa.

Já quando se fala sobre desigualdade de gênero, a personagem Eloise é um bom repertório. “Eloise Bridgerton é a única irmã que não se conforma com a redução da mulher ao papel de esposa e mãe, o que acaba criando conflitos para sua família e toda a sociedade, quando ela decide confrontar o status quo”, comenta a assistente.

Além disso, a série da Netflix pode ser útil em assuntos que envolvam representação racial. “A produção coloca pessoas negras em papéis importantes e nobres, a exemplo da própria rainha Charlotte. Com isso, é possível entender que a sociedade poderia ser diferente, caso o racismo fosse revisto, e no programa a representatividade passa por um revisionismo histórico”, afirma a profissional  da Redação Nota 1000.

Por fim, a temática de cancelamento se relaciona com a trama da Lady Whistledown, uma escritora anônima que revela os segredos mais sórdidos da alta sociedade londrina. “As fofocas publicadas pela escritora possuem o poder de arruinar a reputação de algumas pessoas da série”, justifica Heloisa.

Veja também: Como acompanhar a inscrição do Enem? Saiba tudo aqui
Como gerar o boleto do Enem 2024?

Como estudar para o Enem?

O Plano de Estudo Enem de Boa oferecido pela Quero Bolsa é uma ferramenta gratuita que auxilia os estudantes na preparação para o Enem. Este cronograma é estruturado para proporcionar uma abordagem organizada e eficiente para os alunos que desejam otimizar seu tempo e maximizar seu desempenho nas provas.

Baixar plano de estudo gratuito

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações