
Fuvest 2026: veja o que pode levar, horários e recomendações
Isabella Baliana | 20/11/25Saiba o que é necessário levar para a prova da Fuvest, quais itens são proibidos, os horários do exame e as últimas recomendações importantes.
Candidatos devem manter as orelhas visíveis e não poderão usar cabelo solto, bandanas ou acessórios durante a prova
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
Os candidatos que farão o vestibular da Unesp 2026 devem ficar atentos a uma orientação do Manual do Candidato: não será permitido fazer a prova com o cabelo solto. A regra faz parte do conjunto de medidas de segurança adotadas pela Fundação Vunesp, responsável pela aplicação do exame.
Segundo o documento, “para garantir a segurança, é necessário que os candidatos mantenham suas orelhas sempre visíveis para a supervisão dos fiscais. Assim, não será permitido o uso de cabelos longos soltos, bandanas ou qualquer acessório similar”.
Por isso, quem tiver cabelos longos deverá prendê-los de forma que as orelhas fiquem descobertas. Também não serão permitidos o uso de bandanas, gorros, chapéus ou acessórios similares.

Leia mais: Unesp 2026: veja quais são os cursos mais disputados do vestibular
+ O que levar na prova da Unesp 2026? Veja lista completa!
A exigência está relacionada ao controle de segurança dentro das salas de aplicação. Com as orelhas à mostra, os fiscais conseguem verificar se o candidato não está utilizando aparelhos eletrônicos, como fones de ouvido, microtransmissores ou outros dispositivos usados em tentativas de fraude.
A medida segue o mesmo princípio das restrições a relógios, bonés, protetores auriculares e óculos de sol, que também são proibidos durante o exame. Todos os candidatos serão vistoriados antes e durante a prova, e o descumprimento das normas pode levar à eliminação imediata do processo seletivo.
Além da proibição do cabelo solto, o manual traz outras orientações que os candidatos devem observar:
A primeira fase do vestibular da Unesp será aplicada em 2 de novembro de 2025, com questões de Conhecimentos Gerais. Já a segunda fase ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro, com questões discursivas e redação.
Cada etapa terá duração de 5 horas, e os candidatos devem chegar com antecedência ao local de prova.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.