Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Casamento: saiba o que faz um estilista especializado em vestido de noiva

por Brida Rodrigues em 28/05/18 1,2 mil visualizações


Maio é o mês em que os países do hemisfério norte celebram a chegada da primavera, das flores e do ambiente romântico. Por esse e outros motivos, maio era muito escolhido para celebrar o amor e realizar as grandes cerimônias de casamento.

Para saber um pouco mais sobre a profissão das pessoas que desenham a roupa que veste a protagonista da festa - o vestido da noiva - a Revista Quero conversou com a Gleyze Ferraz, que se formou na Univap e desde de então trabalha há 10 anos como estilista. Se você se interessa pela área, vai amar esta matéria!   

O mundo da moda é repleto de criatividade e tem grande poder de influenciar e exaltar a personalidade de cada indivíduo. O empoderamento de uma vestimenta impacta a autoestima e também leva a reflexões sobre questões de grande importância na sociedade, como ecologia, urbanização e inclusão como vemos nas temáticas dos grandes desfiles da moda em todo o mundo.  

No caso da estilista Gleyze, fazer faculdade de Moda fez com que ela realizasse o sonho de muitas mulheres de se transformarem em princesas, em um dos dias mais especiais da vida delas, o casamento. Seja no estilo mais tradicional ou no estilo mais moderno e ousado, Gleyze cria vestidos de noivas e de festas, personalizados.

Dia a dia da produção de um vestido de casamento

No caso da Gleyze, o cotidiano é incerto. Cada momento é uma atividade diferente. “Tem horas que faço os croquis das noivas (desenhos), em outro momento estou organizando as montagens dos vestidos ou  acompanhando a produção”. Mesmo com o dia corrido, ela faz questão de finalizar as peças para deixar do jeito que foi pensado no processo de criação, muitas vezes junto com a noiva, debutante ou formanda, por exemplo.

No entanto, essa modalidade da moda - vestidos de casamento - não se limita somente aos processos de criação e produção. Este é um negócio que exige grande responsabilidade, uma vez que o estilista precisa concretizar uma ideia em realidade. O estilista se torna especialista em surpreender e realizar sonhos.

Os processos são longos, detalhistas e exigem sensibilidade em todos os momentos. A noiva escolhe desde o tecido até os tipos de pedras que serão bordadas. A produção de alguns vestidos podem levar até um ano para ser finalizado.

Vale ressaltar que, muitas vezes, o estilista, que irá acompanhar cada passo com a noiva, precisará ter aquele jogo de cintura garantindo a tranquilidade e passando segurança de que tudo ficará perfeito. Afinal, é um momento único e memorável.

Curso de Moda

A graduação em Moda tem duração de quatro anos e, durante esse período, há tanto aulas práticas como teóricas. O aluno irá aprender os conceitos de moda, criar visão crítica, projetar e executar o desenho de roupas, calçados, bolsas e outros artefatos e realizar exposições e desfiles com seus produtos… VEJA MAIS

Especialização: vestido de casamento 

O mercado de trabalho exige cada vez mais experiência do profissional. Para que você consiga uma boa colocação no mercado ou ainda iniciar a carreira já no ramo desejado, a especialização é uma solução perfeita.

Muitos estilistas iniciam seu próprio ateliê, por exemplo, apenas com o conhecimento que a graduação oferece. Mas, há outras maneiras que podem facilitar o processo, como cursos de bordado, tecidos finos e, especificamente, confecção de vestidos de casamento.

E não pense que isso necessariamente custará caro. Existem muitos cursos livres gratuitos ou com preços bem acessíveis à disposição.

Olha só! :)

Confecção de vestido de noiva

Modelagem e confecção de vestido de noiva 

Modelagem e costura de vestidos 

Mercado de Trabalho

O mercado é amplo e há bastante espaço. O estilista pode atuar em diversas áreas, mas segundo Gleyze, o começo pode ser complicado para alguns, principalmente quando o aluno ou o recém-formado não tem um ateliê à disposição e não consegue produzir uma coleção para divulgar as peças autorais. Além disso, como todo começo, a remuneração pode ser baixa.

Criar a própria coleção e buscar estágios em boutiques ou grandes fábricas de roupas é uma alternativa para ganhar experiência e reconhecimento.

Além disso, Gleyze dá a dica de usufruir das possibilidades que a internet oferece, pois fica ainda mais fácil divulgar a própria coleção e fechar algumas vendas. “Há casos em que a repercussão de um trabalho chega a ser internacional”, afirma.  

Veja também o que faz um Designer de Moda

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54