logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

Concursos Públicos

CNU: prova de títulos será realizada por candidatos selecionados; entenda!

por Isabella Baliana em 09/09/24

Conforme consta no edital do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2024, em determinados cargos, alguns candidatos serão convocados para realizar uma prova de títulos, como parte da avaliação.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A convocação terá início em 8 de outubro, uma terça-feira, via e-mail. Os selecionados deverão enviar as documentações solicitadas entre os dias 9 e 10 de outubro. O resultado preliminar da análise de títulos está previsto para o dia 4 de novembro.

Essa etapa não elimina participantes, mas oferece a oportunidade de aumentar a pontuação final, considerando qualificações profissionais e acadêmicas que comprovem a capacitação do candidato. Assim, a prova de títulos irá corresponder a 5% ou 10% do total da nota final, dependendo do cargo.

Veja: Vai ter CNU em 2025? Entenda
Enem dos Concursos: como visualizar o cartão de respostas do CNU?

CNU: prova de títulos será realizada por candidatos selecionados; entenda!

Os candidatos selecionados para essa fase precisam estar atentos às regras e prazos estabelecidos para ao envio dos documentos exigidos. Confira a seguir como funciona essa etapa de títulos e saiba quais os requisitos necessários para participar.

Datas da prova de títulos do CNU

  • Resultado provisório do CNU: 8 de outubro;
  • Envio dos documentos para prova de títulos: 9 e 10 de outubro;
  • Resultado preliminar da análise de títulos: 4 de novembro;
  • Resultado final do CNU: 21 de novembro.
Leia mais: Como calcular a nota do CNU?
Quando sai o gabarito do CNU?

O que é a prova de títulos do CNU?

A prova de títulos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) é uma fase complementar e classificatória do processo seletivo, voltada para candidatos de cargos específicos que alcançaram boas pontuações nas fases anteriores.

Diferente da prova tradicional de múltipla escolha, essa etapa avalia o histórico acadêmico e profissional dos participantes. Os títulos apresentados podem incluir certificados de pós-graduação, especializações, mestrados, doutorados e comprovações de experiência profissional relevante para o cargo disputado.

Essa prova é utilizada para agregar pontos à nota final, mas não elimina candidatos. Cada título tem uma pontuação diferente, de acordo com o edital do concurso, e contribui para destacar os candidatos mais qualificados.

Saiba também: 5 cargos mais concorridos do CNU
Novo edital do CNU 2024 publicado; veja datas

Como saber se devo realizar a prova de títulos do CNU?

A convocação para a prova de títulos é feita apenas para candidatos de alguns cargos selecionados.

O edital de cada concurso estabelece claramente quais cargos exigem essa fase adicional, assim, para saber se você deve realizar a prova de títulos, basta consultar o edital correspondente ao seu bloco para verificar se o cargo escolhido exige a comprovação de títulos. 

Confira agora: Edital de cada bloco no CNU 2024 

As regras de pontuação com base na análise de títulos variam de acordo com o bloco e podem ser encontradas no anexo VI de cada edital. O bloco 8, que requer nível médio, também incluirá a etapa de análise de títulos.

Dessa forma, os candidatos não convocados para a prova de títulos não precisam realizar essa fase e continuarão no processo com base nas pontuações anteriores. 

Documentos necessários para a prova de títulos do CNU

Para a prova de títulos do CNU, os candidatos devem apresentar documentos que comprovem suas qualificações, conforme exigido pelo edital. 

Os documentos exigidos para a prova de títulos incluem diplomas (pós-graduação, mestrado e doutorado) e declarações que comprovem a formação acadêmica. Para comprovação de experiência profissional, serão aceitos carteira de trabalho, termos de posse, contratos de prestação de serviços e recibos de pagamento.

É essencial que os documentos apresentados comprovem a experiência profissional ou educacional do candidato, sendo emitidos por uma autoridade competente do órgão ou empresa. Além disso, eles devem conter a data de início e término das atividades realizadas.

É fundamental respeitar os prazos estipulados, já que a falta de documentos ou o envio incorreto pode resultar na não atribuição de pontos adicionais na fase de títulos.

Faça faculdade e tenha mais oportunidades de concurso!

Diversos concursos públicos exigem que os candidatos possuam um diploma de curso superior como requisito. Outros, ainda possuem salários maiores para quem tem faculdade.

Se você já pensou em fazer faculdade, na Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo para diversos cursos! São descontos de até 80% na mensalidade, em milhares de faculdades pelo Brasil. Veja as bolsas disponíveis:

Encontre bolsas de estudo

Para se ter ideia, algumas das mais de 1.000 instituições de ensino parceiras são:

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54