
5 coisas que você precisa saber sobre a Prova Nacional Docente (PND)
Juliana Gottardi | 11/08/25Veja calendário, regras e outras informações relevantes para quem vai fazer o exame
Veja calendário, regras e outras informações relevantes para quem vai fazer o exame
Prevista para acontecer em 26 de outubro de 2025, a Prova Nacional Docente (PND) será um dos principais instrumentos do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para apoiar estados e municípios na seleção de professores para suas redes de ensino.
Embora a prova seja nacional, sua utilização é opcional para cada ente federativo e muitos detalhes ainda geram dúvidas entre gestores e candidatos. Veja a seguir alguns pontos do edital do exame.
Leia mais: A Prova Nacional Docente é um concurso público?
+ Quais são as diferenças entre a Prova Nacional Docente e o Enade das Licenciaturas?
A seguir, listamos cinco pontos que você precisa conhecer sobre a PND.
A prova é um instrumento avaliativo adicional. Cada estado ou município continua responsável por planejar e executar seus processos seletivos, além de realizar as contratações.
A PND pode ser usada como etapa única ou complementar nesses processos, conforme decisão da rede.
O(a) secretário(a) de Educação fez a adesão pelo Simec (simec.mec.gov.br) em junho. A adesão indica interesse em usar os resultados da PND e permite que o MEC ofereça apoio, inclusive na divulgação dos editais.
Mesmo aderindo, a rede não é obrigada a utilizar os resultados da PND em todos os seus processos seletivos.
A decisão de quando e como usar cabe ao ente federativo, desde que siga as regras da Portaria MEC nº 96/2025 e as diretrizes do edital.
A PND não se limita a concursos públicos. Ela pode ser utilizada também em seleções simplificadas ou outros formatos, desde que isso esteja previsto no edital.
A prova busca:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.