
Qual a diferença entre curso técnico tradicional e técnico por competência?
Natália Plascak | 12/12/25Entenda a diferença entre técnico tradicional e por competência e saiba qual caminho escolher.
Em resumo:
Se você já se perguntou com quantos anos pode fazer o curso de Enfermagem, saiba que a resposta pode variar de acordo com o tipo de formação.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
No curso técnico, o ingresso é permitido para quem está cursando o ensino médio. Já na graduação, é preciso ter concluído o ensino médio.
Além disso, o estágio hospitalar só pode ser feito por pessoas com 18 anos ou mais.
Continue a leitura para conferir detalhes sobre o curso técnico em Enfermagem, graduação em Enfermagem e estágio hospitalar.

O curso técnico em Enfermagem é uma formação profissional de nível médio regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), estruturada para preparar estudantes para atuar na assistência direta ao paciente em diferentes níveis de atenção à saúde.
A formação é direcionada para o desenvolvimento de competências relacionadas à execução de procedimentos básicos e de apoio aos serviços de saúde, em conformidade com protocolos institucionais e normas do Sistema Único de Saúde (SUS).
A carga horária mínima é de 1.200 horas, acrescida de estágio supervisionado obrigatório, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).
A formação é ofertada em três modalidades:
Sim, é possível cursar o técnico em Enfermagem com 16 anos nas modalidades concomitante e integrado. Isto é, junto ao ensino médio.
Para isso, é preciso estar devidamente matriculado no ensino médio em uma instituição de ensino.
A graduação em Enfermagem é um curso de nível superior, com uma carga horária mínima de 4.000 horas.
Esse tipo de curso se diferencia do técnico no tempo de duração, no nível de ensino e, sobretudo, no escopo de atuação. Os profissionais graduados desempenham funções de maior complexidade com autonomia.
A graduação prepara o estudante para atuar na promoção, prevenção e recuperação da saúde em serviços públicos e privados, a partir da integração de atividades teóricas, práticas e estágio curricular obrigatório.
O curso é focado no aprendizado de aspectos como gestão do cuidado, tomada de decisão e execução de procedimentos alinhados aos protocolos do SUS e legislações profissionais definidas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Não existe idade mínima legal para ingressar na graduação em Enfermagem. No entanto, as instituições de ensino exigem a conclusão do ensino médio e aprovação no processo seletivo.
No entanto, as práticas e os estágios seguem as diretrizes do curso e respeitam as normas de proteção ao adolescente nos campos de prática.
O estágio em ambientes considerados de risco devido à exposição biológica, materiais não esterilizados e ao contato direto com pacientes, é vedado a pessoas com menos de 18 anos, mesmo se houver autorização dos responsáveis.
Essa regra protege a saúde e o desenvolvimento do adolescente e se aplica a aprendizes, alunos de escola técnica e estagiários.
Confira as principais regras relacionadas ao estágio, de acordo com legislações brasileiras como Constituição Federal, Lei do Estágio e Estatuto da Criança e do Adolescente:
Não. A Autorização de responsáveis não autoriza atividades proibidas por lei.
As pessoas com menos de 18 anos não podem realizar práticas em ambientes insalubres e perigosos, como hospitais com exposição biológica.
De modo geral, o estágio é permitido a partir de 16 anos. Porém, atividades consideradas insalubres e perigosas, como estágio hospitalar com exposição biológica, exigem 18 anos completos.
Veja algumas dicas para organizar a prática do estágio:
As instituições de ensino normalmente solicitam a entrega de uma série de documentações para o ingresso em uma formação.
Confira quais são as mais comuns:
Precisa ter 18 anos para fazer técnico em Enfermagem?
Não. Porém, o estágio hospitalar com exposição biológica só pode ser feito por pessoas com 18 anos completos.
Com 17 anos posso entrar na graduação?
Sim, desde que tenha o ensino médio completo. No entanto, as práticas em ambientes insalubres só podem ser realizadas por pessoas com 18 anos ou mais.
Autorização dos pais resolve estágio em hospital?
Não. O estágio em ambientes insalubres também é proibido para pessoas com autorizaçã
Menor emancipado pode ter registro no Coren?
Os conselhos regionais podem registrar pessoas com 16 e 17 anos que tenham termo de compromisso e restrições a trabalho noturno/insalubre. É importante consultar o órgão do seu estado.
Estágio pode começar aos 16 anos?
Sim, como ato educativo, desde que sem atividades proibidas e com termo de compromisso.
Quem define quando vou ao hospital?
O conteúdo programático do curso e o campo de prática, em conformidade com a legislação de proteção ao adolescente.
Quer se qualificar para entrar mais rápido no mercado? Saiba que isso é possível de ser feito com mensalidades ainda mais em conta.
A Quero Bolsa pode ajudar você a conseguir bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Confira as bolsas de estudo disponíveis para o curso técnico que deseja abaixo:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: