
Como acompanhar a solicitação da isenção do Enem 2025?
Juliana Gottardi | 24/04/25Entenda quem tem direito à gratuidade, como justificar ausência no Enem 2024 e como acompanhar o status da sua solicitação de isenção para o Enem 2025
Entenda quem tem direito à gratuidade, como justificar ausência no Enem 2024 e como acompanhar o status da sua solicitação de isenção para o Enem 2025
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começou no dia 14 de abril, e vai até esta sexta-feira (25).
A iniciativa é voltada para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e outros perfis específicos. A solicitação deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login unificado do GOV.BR.
Além de garantir a gratuidade, candidatos que faltaram às provas do Enem 2024 e receberam isenção naquele ano devem apresentar justificativa documentada para não perder o benefício em 2025.
Leia mais: Enem 2025: Quero Bolsa lança plano de estudo grátis para a prova
+ Enem 2025: veja 10 possíveis temas de redação
Para iniciar o processo, o participante precisa:
O resultado preliminar será divulgado no dia 12 de maio, e haverá período para recurso entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.
Caso o pedido de isenção ou justificativa de ausência seja indeferido, o participante pode entrar com recurso dentro do prazo previsto.
Para isso, é necessário apresentar novos documentos que comprovem a condição alegada, sempre observando os formatos aceitos (PDF, JPG ou PNG) e o limite de 2MB por arquivo.
Independente da isenção, todos os participantes devem realizar a inscrição no Enem 2025 durante o período que ainda será divulgado pelo MEC. O pedido de isenção não substitui a inscrição no exame.
O edital nº 18/2025 detalha os perfis elegíveis à isenção da taxa, que atualmente custa R$ 85. Os principais grupos são:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Quem obteve isenção em 2024 e não compareceu aos dois dias de prova precisa justificar a ausência para voltar a ter direito ao benefício. A justificativa é feita no mesmo sistema da isenção e também está disponível até 25 de abril.
A documentação exigida varia conforme o motivo da ausência e deve ser legível, datada e assinada. Exemplos de documentos válidos incluem:
É importante lembrar que as justificativas fora do sistema ou do prazo não serão aceitas, e não é possível substituir documentos após a conclusão do pedido.
Para quem está se preparando para o Enem 2025, a organização nos estudos é fundamental — e a Quero Bolsa pode ser uma grande aliada nesse processo.
A plataforma oferece um plano de estudo gratuito, personalizado e fácil de seguir, ideal para quem quer otimizar o tempo e focar nos conteúdos que realmente importam.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.