O ideal é que a matemática seja compreendida e não apenas memorizada de forma robótica pelos estudantes.
Em outras palavras, os alunos devem mudar o conceito de que a matemática é algo difícil, chato e complicado. Somente assim, eles passarão a enxergar o valor da disciplina e terão resultados satisfatórios no desempenho escolar.
Como ajudar seu filho a estudar matemática?
O primeiro passo para ajudar seu filho nas tarefas de matemática é saber identificar as principais dificuldades e buscar apoio para ajudá-lo.
Em alguns casos, por exemplo, pode ser necessário investir em aulas de reforço com um professor particular ou com um familiar mais qualificado.
Vale, ainda, conversar com a escola sobre a possibilidade de tutoria com alunos de outras turmas ou a formação de grupos de estudo.
Alguns aplicativos gratuitos de ensino podem ser grandes aliados no aprendizado da matemática. Os alunos também podem recorrer aos vídeos gratuitos do YouTube para buscar explicações com professores e especialistas cadastrados na plataforma.
Para aprimorar o aprendizado da matemática durante o ano letivo, é importante que os alunos pratiquem os conceitos de álgebra, geometria e cálculo com exercícios.
Sem dúvidas, esta é a melhor forma para aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula e conquistar mais segurança para lidar com os números.
Vale a pena revisar exercícios, refazer questões de provas, buscar novas questões na internet e muito mais.
Os responsáveis devem respeitar o tempo da criança para a resolução das questões e nunca fazer o dever no lugar do filho. Essa prática inadequada só vai prejudicar o desenvolvimento infantil.
O ideal é mostrar o passo a passo do exercício, mas deixar o seu filho encontrar sozinho a melhor resposta. E lembre-se: isso vale para todas as disciplinas e não apenas a matemática!
Outra recomendação que costuma gerar bons resultados é inserir os conceitos matemáticos no cotidiano da criança, como na hora de fazer uma compra, de contar o troco de uma mercadoria ou adicionar ingredientes em uma receita.
Uma alternativa interessante é ensinar os filhos a usar a matemática para gerenciar a mesada ou medir os espaços.
Por fim, evite o excesso de rigidez e cobrança com seu filho em relação ao aprendizado da matemática.
A falta de paciência vai gerar ainda mais aflição na criança e poderá afetar seu rendimento ao longo dos anos, fazendo com que ela crie um verdadeiro bloqueio de raciocínio.
Os pais devem ter em mente que gritos ou exigências extremas só vão gerar sentimentos negativos no aluno.
Encontre bolsas de estudo