Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como é o curso de Serviço Social na Unopar?

por Anathely Ribeiro em 14/11/18 1,1 mil visualizações

O curso de Serviço Social dura quatro anos. O mesmo visa formar assistentes sociais para atuarem junto a crianças, jovens e adultos em situações consideradas vulneráveis. 

O profissional pode atuar no serviço público, privado ou filantrópico, sendo a maior prevalência de empregabilidade na primeira opção. Todos os municípios brasileiros precisam de assistentes sociais.

Aqui, entrevistei uma colega que fez esse curso na Universidade Norte do Paraná (Unopar) e já trabalha na área há algum tempo. O nome dela é Neuma Soares, tem 41 anos e irá nos relatar um pouco sobre o curso, a universidade e suas experiências nessa área de atuação. 


Revista Quero: Por que o curso de serviço social te atraiu? E por quê realizou na modalidade de Educação a Distância (EaD)

Neuma Soares: Trabalhei algum tempo na Secretaria Municipal de Ação Social, no município de Caravelas (BA), e, devido às experiências nesse setor e o contato direto com a camada mais carente da sociedade, em situações de extrema pobreza muitas vezes, decidi por fazer o curso de Serviço Social, pois esse profissional é o principal mediador dos cidadãos mais vulneráveis aos programas sociais e aos demais direitos que os mesmos possuem.

Pelo fato de ser também artesã, esposa, dona de casa e profissional, optei pela modalidade a distância, pois desta maneira poderia administrar melhor meu tempo com as minhas demais atividades.

RQB: Quais são as áreas/setores onde comumente encontraremos assistentes sociais trabalhando?

NS: Há demanda para assistentes sociais nas áreas da saúde, previdência social, educação, reabilitação de pessoas com deficiência, sistemas penitenciários, etc. Contudo, nos municípios, o maior número de vagas sempre está na assistência social: na própria Secretaria de Ação Social, CRAS, CREAS, Programa Bolsa Família, Programas de Habitação e também na Secretaria de Meio Ambiente. É válido salientar que os concursos públicos sempre oferecem vagas para esses profissionais.

RQB: Depois de formada, conte-nos um pouco sobre suas experiências na área de serviço social.

NS: Depois que concluí meu curso superior na Unopar, que é uma universidade a distância de nome sólido em todo País, recebi proposta de trabalho no CRAS, e, logo depois na Secretaria de Meio Ambiente, ambas experiências aqui mesmo no município, esta última é minha atual ocupação, onde faço parte de uma equipe multiprofissional que atua com Programas de Formação Ambiental.

Não me arrependo de ter escolhido o curso de Serviço Social e nem de ter optado pela Unopar, uma vez que as mensalidades do curso EaD são mais em conta e couberam direitinho no meu bolso, o material de apoio é muito bom e o mercado de trabalho reconhece a certificação.

RQB: Como é o curso de Serviço Social na Unopar? E como foi sua experiência como aluna de lá?

NS: Todas as quartas-feiras, eu me deslocava cerca de 90 km, de Caravelas até Teixeira de Freitas (BA), onde fica situado o polo mais próximo da Unopar. Tive experiências muito boas como aluna de lá, fiz amigos que levarei para o resto da vida, muitos, inclusive, também já estão atuando na área.

Nossa tutora era também assistente social e nos dava muitas dicas e informações preciosas do dia a dia da profissão, e, nos encontros presenciais fazíamos estudos, discussões e trocas que nos fizeram crescer enquanto pessoas e profissionais. Ah, sinto falta da empada de lá! É muito boa!

Ao final do curso, a Unopar entrega ao seu acadêmico o que promete: forma profissionais com sólidos conhecimentos teórico-práticos, com capacidade de examinar, analisar e interpretar a sociedade e assumir as responsabilidades pertinentes à profissão, com uma visão crítica e analítica, com compromisso com a justiça, a ética e a cidadania, capaz de atuar na perspectiva da melhoria da realidade social na qual estiver inserido.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54