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Como é o meu estágio de Administração em um hospital

Saiba como é estagiar em um grande hospital e como a faculdade ajudou a nossa Guia em suas tarefas diárias

Trabalho há pouco mais de um ano no departamento de compras hospitalar e, ao contrário do que muitos pensam, não é um bicho de sete cabeças, chega a ser uma área tranquila e gostosa de trabalhar. Hoje vim compartilhar com vocês minha experiência na área, já que é a primeira que tive dentro de um dos campos da Administração.

No departamento de compras do hospital estão quatro áreas de Administração, são elas:

1 – Planejamento de compras: é responsável por realizar a análise de todo o estoque do hospital, desde medicamentos, materiais hospitalares, itens de nutrição até ao almoxarifado. Esta equipe é responsável por manter os estoques abastecidos realizando follow-up diário para evitar possíveis faltas e urgências.

2 – Parte do comprador: é responsável por fazer o primeiro contato com o fornecedor para se informar da disponibilidade do produto para venda, realiza as cotações para verificar com qual fornecedor a compra será mais vantajosa, também verifica se aquele fornecedor é pontual e realiza as entregas conforme programação. É o comprador que corre junto ao planejador quando há falta de algum produto.

3 – Comprador de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais): aqui é realizado a compra de materiais para cirurgias agendadas, o responsável realiza a cotação de próteses e materiais ortopédicos, ou até mesmo materiais hospitalares especiais. Além disso, eles realizam a tratativa seguindo orientações de médicos, acompanham os procedimentos, entre outras atividades.

4 – Assistente administrativo: ele fica encarregado de realizar todas as atividades que os grupos acima irão precisar, desde levar a documentação de um setor a outro, agendar reuniões com fornecedores, até a ajudar as equipes acima com planilhas Excel.

A parte à qual dou auxílio é ao planejamento de compras! As principais atividades que realizo diariamente é o follow-up! Você sabe o que é isso? O follow-up é onde se analisa os itens que estão previstos para ser entregues no dia. Por exemplo, é feita a confirmação com o fornecedor se está tudo certo para ser entregue, seja por e-mail ou contato telefônico. Há também os itens em atraso, aqui é necessário buscar uma informação ou entender o motivo pelo qual não foi entregue para resolver a situação. Por isso, é importante um acompanhamento diário nos pedidos.

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Enfim, é uma área boa de se trabalhar, visto que ao mesmo tempo que somos compradores também somos vendedores. E o que mais me chamou atenção é que boa parte daquilo que estudei até agora na faculdade está presente na minha rotina de trabalho, seja a logística realizada com os produtos comprados e recebidos, seja no estoque de segurança, até mesmo quando na faculdade nos ensinaram sobre curva A, B e C (que se trata do custo agregado ao produto). Acredito que muitos que tenham estudado na Faculdade Sumaré tenham visto sobre isso e é muito bacana ver que o conteúdo que você está aprendendo faz parte da realidade a qual você vive em uma empresa.

Achei legal compartilhar minha experiência, pois acredito que muitas pessoas tenham curiosidade de saber como é a rotina em determinadas áreas, como funciona e talvez isso ajude a despertar o interesse naqueles que buscam oportunidade de estágio na área.

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