logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Como escolher o melhor simulado Enem: saiba o que levar em consideração na hora da escolha

Existe demanda grande por simulados online nos moldes do Enem, já que ele é a principal forma de ingressar em uma faculdade. Mas como eles funcionam?

Um simulado Enem, ou simulado TRI, vai se basear 100% no exame oficial. Ele irá, então, apresentar 180 questões similares, divididas em 4 áreas do conhecimento: 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;

  • Ciências Exatas e suas Tecnologias;

  • Matemática e suas Tecnologias;

Além, é claro, da redação Enem. 


O simulado terá o mesmo nível de dificuldade do exame oficial, com todas as questões objetivas terão 5 alternativas (A, B, C, D e E) e corrigido pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), sistema desenvolvido para evitar que os estudantes acertem as questões por “chutes”, mensurando as questões em difíceis, médias e fáceis. 

Saiba mais: Edital Enem impresso 2020: datas, inscrições, provas e resultado 

Ele é bem útil para você se preparar de uma maneira realmente produtiva e sem perda de tempo. Existam vários simulados diferentes para se escolher, o que pode deixar o estudante em dúvida. Neste post, vamos te mostrar como escolher o melhor. Quer ver só como fazer isso? Então, siga na leitura!

Como escolher o melhor simulado Enem?

Para escolher o melhor simulado Enem será necessário muita pesquisa, já que este é o vestibular mais importante do país e você quer se preparar para ele da melhor maneira possível, né?

Existem dois tipos de simulados: aqueles com questões de exames de anos anteriores e os com questões inéditas. Pois bem, a seguir vamos te mostrar quais as suas opções caso você opte por fazer simulados com questões repetidas ou inéditas. Acompanhe!

Leia mais: Edital Enem digital 2020 - datas, inscrições, provas e resultado 

Quero fazer um simulado com questões repetidas

Se a sua opção é fazer um simulado Enem com questões já dadas em edições anteriores do Enem, você possui duas opções:

  1. Simulados online gratuitos: Na internet já existem alguns simulados online gratuitos, como no próprio aplicativo do Enem, por exemplo. 

  2. Elaborar o próprio simulado: E se você é o tipo de pessoa que gosta de estudar sozinho, pode fazer seu próprio simulado. O Inep — órgão organizador do Enem — disponibiliza as questões dos Exames anteriores. Basta entrar no site e criar seu simulado Enem.

Quero fazer um simulado Enem com questões inéditas

Atualmente, existe a possibilidade de fazer um simulado do Enem em plataformas online especializadas.O legal é que nessa opção, você terá acesso a questões completamente inéditas e com correção TRI.

Elas ainda oferecem uma explicação, por videoaulas, de como e porquê você errou determinada questão. Essa pode ser uma escolha mais adequada e complementar aos estudos. 

Leia mais: Redação do Enem: Como utilizar os textos motivadores corretamente? 

3 benefícios de fazer um simulado Enem com questões inéditas

1. O óbvio: acesso a questões inéditas

É claro que refazer as provas dos Exames anteriores é muito válido, não estamos dizendo o contrário, mas essas questões nunca cairão novamente, né? 

E é por isso que fazer um simulado que oferece questões inéditas que seguem as diretrizes e habilidades determinadas pelo Inep irá realmente testar sua proficiência no Enem e te mostrar em que você está indo bem e em que você precisa melhorar.

As questões são feitas por professores qualificados e são elaboradas  com muito carinho para te ajudar a se preparar o melhor possível e assim, atingir seu objetivo de passar no curso e universidade dos seus sonhos.

Redação do Enem: Como utilizar os textos motivadores corretamente? 

2. Possibilidade de identificar erros e não cometê-los novamente no Exame oficial

Outro grande benefício de fazer um simulado Enem com questões inéditas é a possibilidade de identificar os seus erros e não cometê-los no exame oficial.

Professores e professoras oferecem uma correção detalhada, questão a questão. A partir disso, você poderá criar um mapa e pontuar seus principais desafios e assim superá-los até a data da prova.

3. Treinamento prático da prova

Por fim, mas não menos importante, você terá um treinamento prático da prova do Enem, já que as questões e o tempo de prova são 100% alinhados ao modelo oficial. 

Isso te mostra como será a prova, de fato. Além disso, você ainda irá se preparar emocional e fisicamente para as provas, que são uma verdadeira maratona.

O simulado Enem, por fim, também te ajuda a se preparar para o Enem Digital, já que você pode fazer as provas digitalmente e a tendência é que o modelo digital seja o único daqui há algum tempo.

E aí já sabe como escolher o melhor simulado Enem? Acho que depois de ler este post e ponderar bem, você já chegou a uma resposta. Agora você precisa saber o que estudar para o simulado do Enem!

Colaboração: Yasmine Diniz, do Blog da Imaginie

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54