Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Como escolher o melhor simulado Enem: saiba o que levar em consideração na hora da escolha

Existe demanda grande por simulados online nos moldes do Enem, já que ele é a principal forma de ingressar em uma faculdade. Mas como eles funcionam?

Um simulado Enem, ou simulado TRI, vai se basear 100% no exame oficial. Ele irá, então, apresentar 180 questões similares, divididas em 4 áreas do conhecimento: 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;

  • Ciências Exatas e suas Tecnologias;

  • Matemática e suas Tecnologias;

Além, é claro, da redação Enem. 


O simulado terá o mesmo nível de dificuldade do exame oficial, com todas as questões objetivas terão 5 alternativas (A, B, C, D e E) e corrigido pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), sistema desenvolvido para evitar que os estudantes acertem as questões por “chutes”, mensurando as questões em difíceis, médias e fáceis. 

Saiba mais: Edital Enem impresso 2020: datas, inscrições, provas e resultado 

Ele é bem útil para você se preparar de uma maneira realmente produtiva e sem perda de tempo. Existam vários simulados diferentes para se escolher, o que pode deixar o estudante em dúvida. Neste post, vamos te mostrar como escolher o melhor. Quer ver só como fazer isso? Então, siga na leitura!

Como escolher o melhor simulado Enem?

Para escolher o melhor simulado Enem será necessário muita pesquisa, já que este é o vestibular mais importante do país e você quer se preparar para ele da melhor maneira possível, né?

Existem dois tipos de simulados: aqueles com questões de exames de anos anteriores e os com questões inéditas. Pois bem, a seguir vamos te mostrar quais as suas opções caso você opte por fazer simulados com questões repetidas ou inéditas. Acompanhe!

Leia mais: Edital Enem digital 2020 - datas, inscrições, provas e resultado 

Quero fazer um simulado com questões repetidas

Se a sua opção é fazer um simulado Enem com questões já dadas em edições anteriores do Enem, você possui duas opções:

  1. Simulados online gratuitos: Na internet já existem alguns simulados online gratuitos, como no próprio aplicativo do Enem, por exemplo. 

  2. Elaborar o próprio simulado: E se você é o tipo de pessoa que gosta de estudar sozinho, pode fazer seu próprio simulado. O Inep — órgão organizador do Enem — disponibiliza as questões dos Exames anteriores. Basta entrar no site e criar seu simulado Enem.

Quero fazer um simulado Enem com questões inéditas

Atualmente, existe a possibilidade de fazer um simulado do Enem em plataformas online especializadas.O legal é que nessa opção, você terá acesso a questões completamente inéditas e com correção TRI.

Elas ainda oferecem uma explicação, por videoaulas, de como e porquê você errou determinada questão. Essa pode ser uma escolha mais adequada e complementar aos estudos. 

Leia mais: Redação do Enem: Como utilizar os textos motivadores corretamente? 

3 benefícios de fazer um simulado Enem com questões inéditas

1. O óbvio: acesso a questões inéditas

É claro que refazer as provas dos Exames anteriores é muito válido, não estamos dizendo o contrário, mas essas questões nunca cairão novamente, né? 

E é por isso que fazer um simulado que oferece questões inéditas que seguem as diretrizes e habilidades determinadas pelo Inep irá realmente testar sua proficiência no Enem e te mostrar em que você está indo bem e em que você precisa melhorar.

As questões são feitas por professores qualificados e são elaboradas  com muito carinho para te ajudar a se preparar o melhor possível e assim, atingir seu objetivo de passar no curso e universidade dos seus sonhos.

Redação do Enem: Como utilizar os textos motivadores corretamente? 

2. Possibilidade de identificar erros e não cometê-los novamente no Exame oficial

Outro grande benefício de fazer um simulado Enem com questões inéditas é a possibilidade de identificar os seus erros e não cometê-los no exame oficial.

Professores e professoras oferecem uma correção detalhada, questão a questão. A partir disso, você poderá criar um mapa e pontuar seus principais desafios e assim superá-los até a data da prova.

3. Treinamento prático da prova

Por fim, mas não menos importante, você terá um treinamento prático da prova do Enem, já que as questões e o tempo de prova são 100% alinhados ao modelo oficial. 

Isso te mostra como será a prova, de fato. Além disso, você ainda irá se preparar emocional e fisicamente para as provas, que são uma verdadeira maratona.

O simulado Enem, por fim, também te ajuda a se preparar para o Enem Digital, já que você pode fazer as provas digitalmente e a tendência é que o modelo digital seja o único daqui há algum tempo.

E aí já sabe como escolher o melhor simulado Enem? Acho que depois de ler este post e ponderar bem, você já chegou a uma resposta. Agora você precisa saber o que estudar para o simulado do Enem!

Colaboração: Yasmine Diniz, do Blog da Imaginie

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54