Como foi o processo avaliativo do 5º semestre de Pedagogia da Unopar?
A Guia da Faculdade, Anathely Ribeiro, completou mais da metade do curso de Pedagogia e contou a experiência no semestre passado
No dia 15 de dezembro de 2018, a Unopar encerrou as atividades de mais um semestre letivo. É muito gratificante continuar engajada nesse processo, seguindo em frente e rompendo as barreiras na busca da concretização de um sonho. Quando encerramos o quarto semestre e chegamos ao quinto, damos aquela respirada, olhamos para trás e dizemos com convicção:
– Ufa! Metade já foi!
Pois o curso de Pedagogia da Unopar é composto por oito semestres. No entanto, é preciso ter força na peruca para não deixar a peteca cair. No quinto semestre, se inicia o Estágio Curricular Obrigatório, que exige um pouco mais de estudos e esforços, mas nada impossível para pessoas guerreiras e determinadas. Prova disso é que todo mundo da minha turma sobreviveu.
O processo de avaliação da Unopar tem em seu carro chefe a prova presencial e a frequência em cada matéria. A prova, feita por disciplina, tem 12 questões de múltipla escolha, sendo necessário acertar no mínimo 50% para aprovação. Ela possui peso sete na média final.
A frequência exigida nos encontros presenciais semanais também é de 50%, e, quem obtiver frequência inferior a este percentual, reprova direto na disciplina e fica em dependência. A Unopar só considera como feriado os nacionais. Municipais e estaduais, não.
As atividades online também são necessárias. O cumprimento das mesmas confere peso três ao aluno na média final do semestre. Elas são compostas por: duas web aulas para leitura e estudo, com um material bem gostoso, didático, interativo e de multimídias; duas avaliações virtuais, com cinco questões de múltipla escolha cada uma; e o fórum, onde são debatidos os temas acerca de cada disciplina estudada, salientando que a participação é observada qualitativamente. Nada de responder apenas com “sim” e “concordo”, hein?
Essas atividades feitas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) vão mostrando uma barra de progresso e conclusão à medida que o aluno vai avançando nas mesmas. Ao concluir, a barra fica verde e indicando que 100% das tarefas foram realizadas.
A universidade a distância veio para ampliar a oferta e o acesso ao Ensino Superior. Contudo, a intenção não é fornecer um diploma de qualquer maneira, mas sim entregar profissionais competentes ao mercado, com qualidade no que fazem e com pensamento crítico-reflexivo.
Para isso, o processo avaliativo deve ser algo sólido e consistente, para que a Unopar continue zelando pelo seu nome e de seus alunos e ex-alunos.