
Para que serve a Biomedicina? Entenda o que faz um biomédico!
Isabella Baliana | 02/04/25Quer entender o que faz um biomédico e em que áreas ele pode trabalhar? Saiba tudo sobre Biomedicina e veja onde estudar com desconto.
O processo de escolha profissional é um período muito importante e é preciso que você dê atenção às inseguranças e dúvidas que surgem pelo caminho para aumentar as chances de fazer uma decisão que não gere arrependimentos em um futuro breve
Hoje o papo é com que quem está “na boca do gol”. Se dentre as centenas de opções de cursos superiores você conseguiu chegar a dois cursos finalistas, parabéns! Imagino que não tenha sido uma tarefa fácil, mas o trabalho continua.
Para escolher entre dois cursos você vai continuar com o trabalho de autoconhecimento e dedicar mais tempo às pesquisas sobre os cursos e as possibilidades de carreira.
Uma dica bem bacana que pode te ajudar neste dilema é criar uma espécie de ficha para cada um dos dois cursos, contendo informações que são importantes para você, como por exemplo:
Agora faça uma ficha sobre você de hoje, amanhã e depois como se fosse apresentar para uma outra pessoa. Veja exemplos de informações para construir essa ficha:
Hoje
Amanhã (daqui 2 ~ 5 anos)
Depois (daqui 8 ~ 10 anos)
Depois que estiver com as fichas prontas, a ideia é que cruze as informações buscando o “match perfeito”. Você pode, por exemplo, marcar em verde as informações dos cursos que mais se aproximam do que espera para sua vida hoje, amanhã e depois e em vermelho aquilo que mais se afasta.
A ideia é visualizar qual curso pode proporcionar uma carreira profissional que te traga satisfação a médio e longo prazo de acordo com o que você acredita hoje, mas é importante ressaltar que estamos sempre em movimento e ninguém está isento de mudar de opinião no futuro.
Lembrando que cada informação tem um peso diferente para cada um. Por exemplo, algumas pessoas vão valorizar a satisfação pessoal gerada pelo trabalho e outras o retorno financeiro, que viabiliza o acesso a outras atividades. E está tudo bem. Não existe um “valor melhor que o outro”.
É importante que você escolha consciente da parte que considera boa e da parte que considera ruim de cada curso, consequentemente profissão e carreira.
Boa escolha! 🙂