Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Ensino Básico

Confira a importância da feira de ciências na escola

por Thales Valeriani em 11/02/20

A feira de ciências é uma oportunidade para os alunos divulgarem o conhecimento adquirido em sala de aula, além de desenvolver nos estudantes uma capacidade multidisciplinar, já que o evento costuma abordar diversos temas.

Em geral, são eventos já consolidados no ambiente escolar e que fazem parte do calendário anual dos colégios. O modo como a feira é organizada varia de acordo com o plano pedagógico de cada escola, sendo chamada de feira de arte e cultura, em algumas escolas.

+ Empresa júnior: uma ponte entre a escola e o mercado de trabalho
+ Qual é a importância do reforço escolar?
    Unsplash/@jessedo81
    feira de ciências

        Nesse caso, além das tradicionais disciplinas de Ciências, Física e Química, também há a integração com outras áreas de conhecimento, como a Literatura, a História e a Geografia.

          Encontre boas escolas perto da sua casa

            Feira de ciências e aprendizado

            A feira de ciências é um evento que costuma durar apenas um dia. Mas essa é a percepção de quem está de fora, como os pais e os demais visitantes que vão ao evento.

            Já para os alunos e professores a sua duração é mais longa. Isso porque ela exige planejamento e dedicação para que possa acontecer. Nesse sentido, o estudante participa de forma ativa do processo de aprendizado, decidindo os objetos e temas de estudo que serão apresentados, participando da organização do evento e estabelecendo diálogo com outros grupos da escola, além da própria turma da sala de aula, para realizar a feira de ciências.

            Feira de ciências: a função de educar

            Seja na rede pública, seja na privada, o papel do professor é ampliar a rede de conhecimentos dos alunos. Para isso, é necessário um ambiente que faça a integração de diferentes saberes. 

            A feira de ciência pode cumprir esse papel ao reunir toda a comunidade escolar em torno de um tema ou de um grupo de temas diversos que irão demandar a dedicação de professores de diferentes disciplinas.

            Nesse contexto, a feira de ciências é um complemento ao aprendizado obtido em sala de aula, pois pode integrar diferentes disciplinas e fazer o aluno perceber como ele pode ser aplicado na prática.

            Por isso, os projetos costumam engajar os alunos, já que eles saem do campo teórico e têm a oportunidade de identificar que o ensinado em sala tem aplicação no cotidiano, enriquecendo o seu repertório.

            Feira de ciências: engajamento e colaboração

            Essas duas palavras, engajamento e colaboração, podem ser tidas as palavras-chave para se medir o sucesso de uma feira de ciências. Afinal, o objetivo do evento não é apenas o aprendizado do aluno, mas também o trajeto percorrido por ele para aprender algo.

            Por isso, diferente de uma prova ou de uma avaliação individual, o sucesso não deve ser medido apenas pelo resultado final. É importante avaliar como foi a dedicação do aluno ao longo do projeto. 

            Ele teve interesse pelo tema escolhido? Fez sugestões para resolver os problemas que apareceram ao longo do projeto? Colaborou com os colegas quando foi necessário? Essas são algumas das perguntas estratégicas para medir o desempenho do estudante.

            Ao final, se o estudante se engajar e colaborar para a realização da feira de ciências, ele terá desenvolvido habilidades importantes, além da fixação do conteúdo, que acaba sendo uma consequência natural do processo.

            Habilidades desenvolvidas na feira de ciências

            Como foi dito, a feira de ciências é uma proposta de metodologia ativa de aprendizado. Então, a participação dos alunos é fundamental para o sucesso do evento.

            Por esse motivo é que deve-se considerar o processo desenvolvido pelo estudante e não apenas o resultado alcançado. O evento é uma oportunidade para o aluno desenvolver e aprimorar características que serão fundamentais ao longo de toda a sua vida escolar, como:

            1. Comunicação oral;
            2. Capacidade de síntese;
            3. Colaboração;
            4. Introdução à metodologia científica.

            Confira escolas com bolsas de estudo

            A função do professor na feira de ciências

            Aos professores cabe a função de coordenar o evento, guiando os alunos na elaboração dos projetos. Como a proposta de uma feira de ciências é a participação ativa dos alunos, cabe aos estudantes a função “colocar a mão na massa”.

            O professor, porém, não deve ser apenas um espectador, mas um coordenador, alguém que esteja prontificado a tirar as dúvidas dos alunos, ajudar na resolução de possíveis conflitos e incentivar os estudantes a desenvolver bons trabalhos.

            Por isso, é importante que os alunos percebam motivação no fazer dos professores, assim eles se sentem mais seguros e incentivados fazer projetos e trabalhos de qualidade.

            Além disso, é importante que os professores percebam a feira de ciências, ou de arte e cultura, como um espaço de ensino e aprendizado, e não apenas de entretenimento. Assim, a função de educar e de aprender podem ser aprimoradas.



            Veja também
            + O que é e como funciona a escola cívico-militar
            + Curso técnico junto com o Ensino Médio: veja como funciona

            O que você achou deste artigo?

            Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

            Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

            Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

            O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

            O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

            Feito com pela Quero Educação

            Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54