Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Crise e desemprego: atrasei a mensalidade da faculdade, vou perder minha bolsa de estudos?

por Adriana Nakamura em 05/12/16 18 mil visualizações

Atualizado em 20/03/2020

De acordo com os dados mais recentes do IBGE, o desemprego no Brasil atinge 11,8% da população brasileira, ou seja, são 12 milhões de desempregados no País atualmente. E a situação entre os jovens é crítica. Em um ano, mais de 2 milhões dos trabalhadores demitidos tinham até 24 anos de idade.

Diante desta crise, uma dúvida tem atordoado muita gente que faz faculdade com bolsas de estudo do Quero Bolsa: o que acontece se eu atrasar o pagamento da minha mensalidade? Por isso, iremos esclarecer tudo pra você, tim-tim por tim-tim. Vamos lá?

bolsa de estudo - REVISTA QUERO

Sou Aluno Quero, né?

Estas regras que determinam as situações em que o aluno pode perder a bolsa são válidas exclusivamente para os alunos que garantiram suas bolsas de estudo pelo Quero Bolsa.

Por isso, a primeira pergunta é: sua bolsa de estudos foi garantida pelo Quero Bolsa? Então, primeiramente vamos relembrar como você conseguiu o seu benefício.

Se você é Aluno Quero, você entrou no site do Quero Bolsa, escolheu o seu curso e sua faculdade. Ao clicar em “Quero esta bolsa”, você pôde ver nas Regras e observações as condições determinadas pela sua faculdade em caso de inadimplência.

Se concordou com tudo, você realizou o pagamento da sua pré-matrícula e recebeu o Comprovante de Pré-matrícula. Com esse documento em mãos, você foi até a instituição escolhida, fez o processo seletivo exigido pela faculdade e fez sua matrícula com a garantia de obter aquela porcentagem de desconto sobre o valor de suas mensalidades até o fim do curso.

Parabéns! Nesse momento, você entrou para nossa família Quero Bolsa! <3

Atrasei a mensalidade, vou perder minha bolsa de estudos?

Depende das condições determinadas pela sua faculdade. O Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.200 faculdades em todo o Brasil.  

Na Universidade Cruzeiro do Sul, por exemplo, a bolsa não é válida nos meses em que o aluno estiver inadimplente. Mas ao regularizar os pagamentos atrasados, a bolsa volta a entrar em vigor a partir do mês seguinte.

Já na Universidade Veiga de Almeida (UVA), o desconto só vale para quem pagar a mensalidade até dia 5. Caso o aluno fique inadimplente, assim que a situação é regularizada, a UVA avalia cada caso para revalidar a bolsa. Além disso, a universidade considera o bom desempenho dos alunos: um rendimento insuficiente no semestre pode resultar no cancelamento da bolsa de estudos.

Um outro exemplo é a Unip, na qual a bolsa é definitivamente cancelada caso o aluno fique inadimplente por 3 mensalidades consecutivas.

Mas lembre-se de que estamos falando especificamente das bolsas adquiridas por meio do Quero Bolsa, ok? 😉

Você sabe o que é seguro educacional?

O seguro educacional é um benefício que o estudante ou seu responsável financeiro pode adquirir para garantir a continuação dos estudos caso haja algum imprevisto que dificulte o pagamento das mensalidades e demais despesas educacionais.

Casos de demissão sem justa causa, invalidez temporária ou permanente e morte do responsável podem receber cobertura do seguro e manter os estudantes em dia com os custos da faculdade.

Sabe o melhor? O Quero Bolsa também oferece bolsas de estudo com seguro educacional garantido logo após a matrícula!

+ Saiba como conseguir o seguro educacional pelo Quero Bolsa
+ Entenda como o seguro educacional pode ajudar o estudante

Como descubro as condições da minha faculdade em caso de inadimplência?

É bem fácil descobrir! Quando você está fazendo a sua pré-matrícula pelo Quero Bolsa, poderá encontrar essas informações na página do curso que você escolheu fazer. É só clicar no botão “Regras e observações”, que vai estar tudo lá. Olha o exemplo:

bolsa de estudo - REVISTA QUERO

Depois de adquirir sua bolsa, você pode consultar, a qualquer momento, as regras e observações em seu Comprovante de Pré-matrícula. Lá está tudo explicadinho sobre o que acontece se você atrasar o pagamento da sua mensalidade.

Para acessar o seu Comprovante de Pré-matrícula, faça o login no site do Quero Bolsa, vá até o ícone da sua conta e clique em “Pré-Matrículas”: