Crise e desemprego: atrasei a mensalidade da faculdade, vou perder minha bolsa de estudos?
Está com receio de perder sua bolsa em caso de desemprego? Descubra o que pode acontecer e alternativas que podem te ajudar a não parar de estudar
Atualizado em 20/03/2020
De acordo com os dados mais recentes do IBGE, o desemprego no Brasil atinge 11,8% da população brasileira, ou seja, são 12 milhões de desempregados no País atualmente. E a situação entre os jovens é crítica. Em um ano, mais de 2 milhões dos trabalhadores demitidos tinham até 24 anos de idade.
Diante desta crise, uma dúvida tem atordoado muita gente que faz faculdade com bolsas de estudo do Quero Bolsa: o que acontece se eu atrasar o pagamento da minha mensalidade? Por isso, iremos esclarecer tudo pra você, tim-tim por tim-tim. Vamos lá?
+ Cursos que mais empregam: veja a lista completa

Sou Aluno Quero, né?
Estas regras que determinam as situações em que o aluno pode perder a bolsa são válidas exclusivamente para os alunos que garantiram suas bolsas de estudo pelo Quero Bolsa.
Por isso, a primeira pergunta é: sua bolsa de estudos foi garantida pelo Quero Bolsa? Então, primeiramente vamos relembrar como você conseguiu o seu benefício.
Se você é Aluno Quero, você entrou no site do Quero Bolsa, escolheu o seu curso e sua faculdade. Ao clicar em “Quero esta bolsa”, você pôde ver nas Regras e observações as condições determinadas pela sua faculdade em caso de inadimplência.
Se concordou com tudo, você realizou o pagamento da sua pré-matrícula e recebeu o Comprovante de Pré-matrícula. Com esse documento em mãos, você foi até a instituição escolhida, fez o processo seletivo exigido pela faculdade e fez sua matrícula com a garantia de obter aquela porcentagem de desconto sobre o valor de suas mensalidades até o fim do curso.
Parabéns! Nesse momento, você entrou para nossa família Quero Bolsa! <3
Atrasei a mensalidade, vou perder minha bolsa de estudos?
Depende das condições determinadas pela sua faculdade. O Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.200 faculdades em todo o Brasil.
Na Universidade Cruzeiro do Sul, por exemplo, a bolsa não é válida nos meses em que o aluno estiver inadimplente. Mas ao regularizar os pagamentos atrasados, a bolsa volta a entrar em vigor a partir do mês seguinte.
Já na Universidade Veiga de Almeida (UVA), o desconto só vale para quem pagar a mensalidade até dia 5. Caso o aluno fique inadimplente, assim que a situação é regularizada, a UVA avalia cada caso para revalidar a bolsa. Além disso, a universidade considera o bom desempenho dos alunos: um rendimento insuficiente no semestre pode resultar no cancelamento da bolsa de estudos.
Um outro exemplo é a Unip, na qual a bolsa é definitivamente cancelada caso o aluno fique inadimplente por 3 mensalidades consecutivas.
Mas lembre-se de que estamos falando especificamente das bolsas adquiridas por meio do Quero Bolsa, ok? 😉
Você sabe o que é seguro educacional?
O seguro educacional é um benefício que o estudante ou seu responsável financeiro pode adquirir para garantir a continuação dos estudos caso haja algum imprevisto que dificulte o pagamento das mensalidades e demais despesas educacionais.
Casos de demissão sem justa causa, invalidez temporária ou permanente e morte do responsável podem receber cobertura do seguro e manter os estudantes em dia com os custos da faculdade.
Sabe o melhor? O Quero Bolsa também oferece bolsas de estudo com seguro educacional garantido logo após a matrícula!
+ Saiba como conseguir o seguro educacional pelo Quero Bolsa
+ Entenda como o seguro educacional pode ajudar o estudante
Como descubro as condições da minha faculdade em caso de inadimplência?
É bem fácil descobrir! Quando você está fazendo a sua pré-matrícula pelo Quero Bolsa, poderá encontrar essas informações na página do curso que você escolheu fazer. É só clicar no botão “Regras e observações”, que vai estar tudo lá. Olha o exemplo:
Depois de adquirir sua bolsa, você pode consultar, a qualquer momento, as regras e observações em seu Comprovante de Pré-matrícula. Lá está tudo explicadinho sobre o que acontece se você atrasar o pagamento da sua mensalidade.
Para acessar o seu Comprovante de Pré-matrícula, faça o login no site do Quero Bolsa, vá até o ícone da sua conta e clique em “Pré-Matrículas”:
Depois, abra seu Comprovante de Pré-matrícula e consulte nas “Regras e observações” as condições da sua faculdade em caso de atraso no pagamento das mensalidades.
Ainda tenho dúvidas, quem pode me ajudar?
Os Guias do Aluno estão sempre à disposição para tirar suas dúvidas! Eles atendem pelo chat do site, WhatsApp, telefone e pela nossa página no Facebook. E sempre respondem rapidinho! 😉
Quer entrar na faculdade pagando pouco?
O Quero Bolsa tem bolsas de estudos de até 75% de desconto. São mais de mil faculdades em todo o Brasil, confira: