O Dia de Ação de Graças surgiu de um evento isolado em 1621, ganhou caráter anual apenas em 1863 e se tornou feriado oficial nos EUA em 1941, carregando valores de gratidão e união.
A celebração original era diferente da atual: o cardápio era composto por frutos do mar, veado, milho e abóbora.
A data se expandiu culturalmente, com variações em outros países e tradições como a parada da Macy’s e a Black Friday, que popularizaram o feriado no mundo.
Veja mais detalhes a seguir!
Você já deve ter ouvido por aí que o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos costuma movimentar bastante a agenda do país e que ele se tornou uma das celebrações preferidas dos norte-americanos.
O que nem todo sabe sobre esse feriado (que acontece na última quinta-feira de novembro) é que ele também envolve algumas curiosidades interessantes.
Por isso, a Revista Quero conversou com a Yasmin Cavallieri Cardoso, assessora pedagógica do programa de educação bilíngue da SOMOS Educação, Eduall, para trazer esses fatos para você!
A seguir, confira essas curiosidades e descubra o que está por trás dessa data que até mesmo caiu no gosto dos brasileiros por causa da famosa Black Friday!
Curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças
Em linhas gerais, é sempre bom dar uma lembrada que o Dia de Ação de Graças está associado ao fato de as famílias se reunirem e partilharem o sentimento de gratidão, certo?
A data tem origem no século XVII, quando os peregrinos celebraram uma colheita bem-sucedida, em 1621, com a ajuda dos nativos americanos da tribo Wampanoag.
Diante disso, veja abaixo 5 curiosidades sobre a data!
1. O primeiro Dia de Ação de Graças foi um evento isolado
Ao contrário do que muitos pensam, o encontro de 1621 não foi uma celebração anual.
Somente em 1863, durante a Guerra Civil americana, o presidente Abraham Lincoln declarou o “Thanksgiving Day” como um feriado nacional anual, a ser celebrado na última quinta-feira de novembro.
Em 1941, o Congresso dos Estados Unidos estabeleceu oficialmente a data como a última quinta-feira de novembro.
2. Os Wampanoag ensinaram técnicas essenciais aos peregrinos
Milho, pesca e caça foram conhecimentos vitais transmitidos pelos nativos e ajudaram a reforçar conceitos importantes vividos nesse feriado como a cooperação entre culturas, gratidão, comunidade e interculturalidade.
3. O cardápio original era bem diferente do de hoje
Frutos do mar, carne de veado, milho e abóbora integravam o cardápio da data, e não os clássicos acompanhamentos modernos que a gente vê até nos filmes.
4. O Dia de Ação de Graças também tem variações fora dos EUA
No Canadá, por exemplo, a celebração do Dia de Ação de Graças ocorre na segunda-feira da segunda semana de outubro.
5. Black Friday e Macy’s: cultura pop e economia pós Dia de Ação de Graças
A parada da Macy’s (que começou em 1924) e a Black Friday (termo popularizado na década de 1960) mostram como o feriado se entrelaça com cultura pop e o consumo.
Quer estudar com desconto?
Quer aprender uma nova língua para melhorar o currículo? A Quero Bolsa ajuda você a conseguir bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.