Resumo
Entenda de uma forma prática quais documentações devem ser entregue, de acordo com a exigência do edital:
- “Nível superior/graduação (qualquer área)”: diploma de graduação: seja de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, reconhecidos pelo MEC.
- “Bacharelado em [área específica]”: diploma de bacharelado na área indicada.
- “Licenciatura em [área]”: diploma de licenciatura na área indicada.
- “Ensino médio técnico em [área]”: certificado ou diploma de curso técnico na área (CNCT) + regularidade em conselho, se houver.
- “Curso superior em [área] ou áreas afins”: verifique a lista de áreas aceitas no edital. Em caso de dúvida, peça confirmação à banca.
Dicas para não errar o nível de escolaridade
Uma recomendação importante é acessar os requisitos do cargo no edital e procurar pelas informações sobre escolaridade.
Também é possível buscar por termos específicos como “nível superior”, “graduação”, “bacharelado”, “licenciatura”, “tecnólogo” e “ensino médio técnico”. Se houver o termo “equivalentes”, confira as notas e anexos do documento.
É importante ficar atento aos prazos, como a data-limite para concluir o curso e apresentar diploma.
Se tiver dúvidas acerca do diploma, abra um chamado na banca antes de efetuar o pagamento da inscrição.
Veja um modelo de e-mail para a banca:
“Prezados, o edital do concurso [órgão/cargo] exige [escolaridade do edital]. Sou formado em [seu curso], reconhecido pelo MEC (IES: [nome]). Esse diploma atende ao requisito? Solicito confirmação formal por escrito.”
Curso técnico x tecnólogo x bacharelado/licenciatura
A escolha da formação ideal está diretamente relacionada ao seu objetivo. Se você busca um cargo técnico, saiba que a formação técnica alinhada ao CNCT costuma ser o principal requisito.
Se você deseja um cargo de nível superior amplo, um curso tecnólogo pode atender a demanda de editais sem restrição para formação do tipo bacharelado ou licenciatura.
Agora se o seu objetivo é uma carreira com graduação específica, áreas como Direito (para cargos como delegado) e Educação (para professores) costumam exigir bacharelado/licenciatura.