Dia Mundial de Luta Contra a AIDS: descubra se você sabe tudo sobre a doença
Você sabia que 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS? Confira se você está por dentro do assunto e se sabe como se prevenir.
O dia 1º de dezembro foi estabelecido como o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS pela Assembleia Mundial da Saúde, em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).
O objetivo da data é informar sobre os sintomas da doença, as formas de contaminação, tratamento e prevenção, além de lutar contra o preconceito.
O que é AIDS?
HIV (Human Immunodeficiency Virus) é a denominação dada ao vírus causador da AIDS, que é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome).
A AIDS é uma doença crônica que pode levar à morte. Ela ocorre quando um indivíduo infectado pelo HIV tem seu sistema imunológico afetado pelo vírus, tornando mais difícil a proteção do organismo contra invasores e infecções.
O que significa o laço vermelho?
O laço vermelho é o símbolo da solidariedade e do comprometimento na luta contra a AIDS. O projeto do laço foi criado em 1991 por um grupo de profissionais de arte de Nova York/EUA. O Visual AIDS tinha o objetivo de homenagear amigos que haviam morrido de AIDS ou que estavam sofrendo as consequências da doença.
Como a doença é transmitida?
O HIV pode ser contraído de três principais formas: por via sexual (relações vaginais, anais ou orais sem uso de preservativo), pelo contato com o sangue infectado e, em caso de gravidez, de maneira vertical, quando uma mulher é portadora do vírus e o transmite para o feto.
Quais são os sintomas?
Os primeiros sintomas da doença são fraqueza, febre, emagrecimento e diarreia prolongada. Ao longo do tempo, pode-se observar excesso de suor noturno, calafrios, dores de cabeça, visão turva, manchas brancas ou lesões na boca e aumento dos linfonodos ou ínguas.
AIDS tem cura?
A AIDS não tem cura. Ainda não é possível eliminar o vírus HIV por completo do organismo, mas há tratamento. Os remédios e tratamentos conseguem atrasar a manifestação da doença, melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida do portador.
Se você curtiu esse conteúdo e quer ficar por dentro de mais temas de Biologia, confira o Manual do Enem. 🙂