logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

É possível usar a nota do Enem para fazer pós-graduação?

por Caroline Sassatelli em 16/01/20

Atualizado em 10/02/2022

A data de divulgação do resultado da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos dias mais aguardados do ano para os estudantes do país. Isso porque, com essa nota, é possível começar uma graduação. Mas será que esse resultado também é válido também para os alunos interessados em pós-graduação?

Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação

mulher pensando se pode usar enem para fazer pós-graduação
É possível usar a nota do Enem para fazer pós-graduação?

Posso usar a nota do Enem para fazer pós-graduação?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Enem é válido não apenas para as próprias faculdades que o aderirem, mas também para programas do governo, como o Prouni  (Programa Universidade Para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Fies (Financiamento Estudantil). Porém, para todas essas opções, apenas são consideradas as matrículas para cursos de graduação.

Ou seja, mesmo que você já tenha uma graduação, não pense que fazer a prova do Enem irá levá-lo à pós-graduação. Isso porque o governo federal utiliza o resultado dessa prova apenas para a graduação, viabilizando, assim, a inclusão e democratização do ensino.

Ainda, vale lembrar que alguns benefícios só podem ser utilizados uma vez, como o Prouni, que leva em consideração as bolsas para instituições de ensino particulares. Além disso, quem já tem um diploma de Ensino Superior não pode aplicar por uma vaga no Prouni, já que o programa serve de incentivo para pessoas entrarem na faculdade.

Leia também:
Pós-graduação EaD: 8 curiosidades que você deve saber
Por que fazer uma pós-graduação deve ser sua prioridade?

É possível fazer pós-graduação pelo Prouni?

Como já foi falado neste texto, não é possível usar a nota do Enem para entrar em uma pós. Com isso, o Prouni também é um programa do governo voltado especificamente para as graduações. Portanto, não há como acessar uma pós-graduação pelo Prouni.

No entanto, existem alguns programas que contam com parcerias com as universidades para oferecer bolsas de estudo em especializações, MBAs e até em mestrados e doutorados. Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir.

Como conseguir uma bolsa de estudos para pós-graduação?

Se você está em busca de uma bolsa de estudo para pós-graduação, não é necessário se preocupar em fazer o Enem. Existem outras alternativas que podem levá-lo ao curso desejado.

É o caso da Quero Bolsa, uma plataforma super simples que traz centenas de opções de pós-graduações com mensalidades mais baixas. Assim, essa é a sua chance de fazer uma especialização, MBA, mestrado ou doutorado!

A seguir, reunimos algumas faculdades que são parceiras e contam com bolsas de estudo durante toda a formação. Confira:

Se você quer pesquisar por algum curso específico ou só quer conferir quais são as pós nas instituições mais próximas a você, clique no botão abaixo e para buscar pela ideal:

Encontre bolsas de pós-graduação

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54