A data de divulgação do resultado da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos dias mais aguardados do ano para os estudantes do país. Isso porque, com essa nota, é possível começar uma graduação. Mas será que esse resultado também é válido também para os alunos interessados em pós-graduação?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Enem é válido não apenas para as próprias faculdades que o aderirem, mas também para programas do governo, como o Prouni (Programa Universidade Para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Fies (Financiamento Estudantil). Porém, para todas essas opções, apenas são consideradas as matrículas para cursos de graduação.
Ou seja, mesmo que você já tenha uma graduação, não pense que fazer a prova do Enem irá levá-lo à pós-graduação. Isso porque o governo federal utiliza o resultado dessa prova apenas para a graduação, viabilizando, assim, a inclusão e democratização do ensino.
Ainda, vale lembrar que alguns benefícios só podem ser utilizados uma vez, como o Prouni, que leva em consideração as bolsas para instituições de ensino particulares.
Leia também:
+ Pós-graduação EaD: 8 curiosidades que você deve saber
+ Por que fazer uma pós-graduação deve ser sua prioridade?
Bolsa de estudo para pós-graduação?
Se você está em busca de uma bolsa de estudo para pós-graduação, não é necessário se preocupar em fazer o Enem. Existem outras alternativas que podem levá-lo ao curso desejado.
É o caso do Quero Bolsa, uma plataforma super simples que traz centenas de opções de pós-graduações com mensalidades mais baixas. Assim, essa é a sua chance de fazer uma especialização, MBA, mestrado ou doutorado! Dê uma olhada nas ofertas clicando no botão abaixo:
Encontrar bolsas de pós-graduação