Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

É proibido fumar na Universidade? Veja como é na Unitau

por Danieli Monteiro em 09/10/17 4,4 mil visualizações

Uma das coisas que eu mais gosto na Unitau é a oportunidade de aprender além da sala de aula.  No curso de Psicologia, por exemplo, a turma do segundo ano do integral e do terceiro ano do noturno fazem um estágio básico que é obrigatório. No primeiro semestre do estágio ele é voltado à observação, já  no segundo realizamos uma intervenção de acordo com as observações realizadas no primeiro. Claro que com supervisão de um(a) professor(a).

Neste ano, eu e mais dois colegas começamos nosso estágio observando tudo que acontecia no Campus Bom Conselho da Unitau, onde estudamos. O que mais chamou nossa atenção, e acabou virando o nosso tema de estágio, foram os fumantes dentro da universidade. E como tem fumantes por lá!

É comum ver, em alguns pontos do campus, alunos e professores fumando. Em uma área tem uma mangueira bem grande com banquinhos que a rodeiam, um espaço bem descontraído e ao mesmo tempo aconchegante onde o pessoal está sempre reunido e fumando.

Em nenhum dos lugares que os fumantes se reúnem no campus encontramos cinzeiros para os fumantes jogarem as bitucas de cigarro e em todos eles encontramos placas que é proibido fumar. Você sabe por quê?

Afinal, é proibido ou não é?

Existe uma lei no estado de São Paulo que proíbe fumar em espaços fechados. Isso todo mundo já sabia, certo?

O que a maioria das pessoas não sabem é que nessa mesma lei (LEI Nº 13.541, DE 7 DE MAIO DE 2009) diz que fica proibido no território do Estado de São Paulo, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco. \ é nessa lei que e Unitau se pauta e "proíbe" o ato de fumar dentro da universidade, em aspas porque não existe fiscalização, ou seja, quem quer fumar fuma, mas se vire para descartar o seu lixo!


Não somos nem contra e nem a favor fumar dentro da universidade, somos apenas curiosos sobre o assunto. Tá bom vai, na verdade esse trio de estagiários é formado por uma pessoa contra, uma pessoa a favor e uma sem opinião formada sobre o assunto, mas é por isso que nossa curiosidade aumenta: quem desse trio representa os alunos dentro da universidade e a qual conclusão chegamos?

Por que tantos universitários fumam?

Primeiro procuramos saber o que leva a ação de fumar ser comum dentro de uma universidade, principalmente os que começam com o hábito dentro dela. Segundo um autor chamado Granville-Garcia, um fator de grande relevância é que o habito de fumar ajuda na aceitação em grupos sociais, o que é importante para o jovem universitário que está em processo de mudança em sua vida, ou seja, vive um processo de socialização diferente do qual estava acostumado; pode envolver também o afastamento da família, além da sensação de liberdade e de autonomia. 

O que os alunos pensam a respeito

A maioria dos alunos que não fumam, não se importam se existirem fumantes no mesmo ambiente, desde que a fumaça não os alcance e quando se sentem incomodados eles mesmos se afastam. Mas existem claro os que pensam que se é proibido, para que fazer? Pois muitas vezes eles acabam deixando de fazer algo que gostariam por ter pessoas fumando no caminho ou no ambiente no qual eles gostariam de estar, além de prejudicar a saúde deles sem ser por escolha própria.  

Já os alunos que são fumantes, sentem a necessidade de fumar e muitas vezes não conseguem se controlar. Mesmo nunca tendo procurado saber o quanto seus colegas se incomodam por ter fumantes ao redor, sempre procuram ir para áreas mais afastadas ou onde já tenha um grupo de fumantes para poderem se sentir um pouco mais a vontade ao fumar.

E o que aprendemos com tudo isso?

É importante respeitar as regras que existem dentro da Universidade, mas por que não refletir e discutir até onde essas regras são eficazes? Mais importante que isso é respeitar as pessoas ao nosso redor, saber que cada um tem seu motivo para fazer o que faz e pensar do jeito que pensa. Não adianta queremos impor nossas opiniões, mas é interessante expô-las para assim um aprender com o outro e saber respeitá-las. Agora com todas as informações que coletamos, vamos buscar um modo de intervir fazendo com que os alunos, tanto os fumantes quanto os não fumantes, sintam-se satisfeitos e respeitados.

Só nós vemos um desafio pela frente? Rsrs

A ideia não é dizer o que é certo ou errado, mas instigar sua reflexão sobre o assunto e descobrir sua opinião. Conta ai nos comentários, qual a sua opinião sobre fumar na faculdade? Não só pra quem é da Unitau, mas todas as faculdades!

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54