Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Ensino Básico

Edital do CPOP é divulgado; saiba mais!

MEC amplia apoio a cursinhos populares com novo edital do CPOP 2026; veja o prazo de inscrições

Em resumo:

  • Ampliação do CPOP: O MEC lançou edital para expandir a Rede Nacional de Cursinhos Populares, ampliando o apoio técnico e financeiro a iniciativas que preparam estudantes para o ingresso no ensino superior.
  • Investimento e alcance: Serão investidos R$ 108 milhões em 2026, com apoio a até 500 cursinhos populares; 130 novas iniciativas podem ser selecionadas, somando 514 cursinhos atendidos no total.
  • Inscrições e funcionamento: As inscrições ocorrem de 28 de janeiro a 27 de fevereiro, pela plataforma Gov.br; cursinhos já participantes podem solicitar prorrogação do apoio mediante prestação de contas aprovada.

Veja mais detalhes a seguir:

Nesta segunda-feira (26), o Ministério da Educação (MEC) lançou o edital de ampliação da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), um programa do governo que ajuda cursinhos populares na preparação de quem quer entrar na faculdade.

Encontre bolsas para escolas

Dessa forma, o governo federal aumenta o apoio técnico e financeiro a cursinhos populares em 2026, com um investimento previsto de R$ 108 milhões para apoiar até 500 iniciativas em todo o país.

Nesse novo edital, outros 130 cursinhos populares podem ser selecionados para receber apoio. Ao todo, 514 cursinhos populares serão contemplados (vale lembrar aqui que 384 já recebem apoio técnico e financeiro e continuarão fazendo parte do programa).

Fonte: divulgação MEC

Quando são as inscrições do CPOP?

As inscrições do CPOP serão abertas entre os dias 28 de janeiro e 27 de fevereiro. Elas devem ser feitas na plataforma Gov.br.

Os cursinhos que já fazem parte do CPOP podem solicitar a prorrogação do apoio, desde que apresentem relatório final de atividades e tenham a prestação de contas aprovada. 

O que é o CPOP?

Lançado em 2025, o CPOP é uma rede de apoio a cursinhos populares no Brasil, que tem como objetivo dar suporte técnico e financeiro para a preparação de quem não tem condições financeiras e quer fazer faculdade (principalmente por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)).

Como matricular o meu filho com desconto?

Com o novo semestre à vista, não esqueça de considerar a educação do seu filho e investir em uma boa instituição de ensino.

Para isso, você pode contar com a ajuda da Quero Escola — o maior marketplace de bolsas para o ensino básico do Brasil.

No site, você encontra bolsas de estudo para colégios particulares com até 80% de desconto, além de benefícios válidos até o fim do ano letivo.

Clique no botão abaixo, encontre a oferta ideal e matricule o seu pequeno com desconto:

Entenda como funciona a Quero Escola

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo um artigo exclusivo e entenda melhor como conseguir uma bolsa com diversos benefícios!

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações