Encceja 2024: justificativa de ausência começa hoje (25)
Saiba como justificar sua ausência no Encceja e inscrever-se para a edição de 2024. Veja também os documentos aceitos nessa etapa
A justificativa de ausência do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 começa nesta segunda-feira (25). A etapa vai até o dia 5 de abril e o resultado sai em 15 de abril.
Vale explicar que a justificativa de ausência deve ser feita para que o participante possa se inscrever nas edições subsequentes do exame, caso não tenha comparecido à edição anterior por algum motivo.
Baixe: Plano de Estudos Gratuito Encceja
+ Guia completo para o Encceja
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Ou seja, só deve fazer a justificativa de ausência para o Encceja 2024, os candidatos que se inscreveram na edição de 2023, não compareceram na prova e vão se inscrever novamente esse ano.
Esse procedimento é obrigatório caso o estudante queira se inscrever novamente no Encceja sem pagar nada. Isso porque aquele que tiver faltado em 2023 e não justificar a ausência ou tiver a justificativa reprovada, deverá pagar R$40,00 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Leia mais: Calendário Encceja 2024: confira todas as datas da prova
+ Edital do Encceja 2024 é liberado; veja datas, inscrições e resultado
Como justificar a ausência no Encceja?
Se você faltou na edição de 2023 do Encceja e pretende prestar a prova em 2024, saiba que é preciso justificar sua ausência. O procedimento deve ser feito pelo site oficial do Encceja, neste link. Primeiramente, é preciso acessar o sistema com seu CPF e senha.
No sistema, procure pela opção para justificar a ausência. Você precisará preencher um formulário explicando o motivo pelo qual não pôde comparecer ao exame.
Para esta etapa, é necessário apresentar algum documento que comprove o motivo da sua ausência. Entre as justificativas aceitas estão:
-
Assalto ou furto;
-
Acidente de trânsito;
-
Casamento ou união estável;
-
Morte na família;
-
Maternidade;
-
Paternidade;
-
Acompanhamento de familiar;
-
Privação de liberdade;
-
Trabalho;
-
Emergência médica, internação ou consulta médica;
-
Trabalho;
-
Deslocamento a trabalho;
-
Intercâmbio acadêmico;
-
Atividade curricular.
Após enviar a justificativa e os documentos necessários, é importante acompanhar o status da sua solicitação no sistema. O Inep analisará a justificativa e os documentos enviados, e você será notificado sobre a aceitação ou não da sua justificativa.
Veja mais: Material de estudo pro Encceja: onde e como encontrar?
+ Quem fez Encceja pode fazer faculdade? Entenda!
Precisa de ajuda para estudar pro Encceja?
Quer se preparar para o Encceja mas não sabe como começar? A Revista Quero produziu o Plano de Estudos para o Encceja, um material completo e 100% gratuito para te ajudar nessa tarefa! Para acessar, é só clicar no link abaixo!
Baixe o Plano de Estudos Gratuito do Encceja