logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Quem fez Encceja pode fazer faculdade? Entenda!

por Isabella Baliana em 19/12/23

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova realizada pelo governo todos os anos, destinada àquelas pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio e agora desejam obter o certificado de conclusão.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O que algumas pessoas não sabem é que, após fazer o Encceja, é possível sim dar mais um passo na vida acadêmica e começar um curso superior. Se você também tem essa dúvida, entenda a seguir se quem fez Encceja pode fazer faculdade, seja de Medicina, Direito ou qualquer outra área!


Veja: Que dia sai o resultado do Encceja 2023?
Encceja 2023: tudo o que você precisa saber antes da prova

Quando passa no Encceja pode fazer faculdade?

Sim, quem é aprovado no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para o nível do ensino médio, pode fazer faculdade. 

Isso porque, ao ser aprovado no Encceja para o nível de Ensino Médio, o participante recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio. 

Esse certificado é reconhecido oficialmente e tem a mesma validade que um diploma obtido em uma escola regular, ou seja, é aceito por universidades e instituições de ensino superior em todo o Brasil. Assim, com o certificado de conclusão do Ensino Médio obtido através do Encceja, a pessoa se torna elegível para se inscrever em cursos de ensino superior. 

Confira: Material de estudo pro Encceja: onde e como encontrar?
Encceja: 5 temas que podem cair na redação

Vale lembrar que, para ingressar no ensino superior, além do certificado de conclusão do Ensino Médio, o candidato precisa passar por processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou fazer os vestibulares próprios das faculdades.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Quem fez Encceja pode fazer Medicina?

O certificado de conclusão do Ensino Médio obtido através do Encceja possui a mesma validade que um diploma obtido em uma escola regular. Isso significa que, em termos de acesso à educação superior, não existe diferença entre um diploma adquirido pelo Encceja e um obtido pelo ensino médio tradicional. 

Portanto, indivíduos que concluíram o Ensino Médio por meio do Encceja têm o direito de se inscrever em qualquer curso de ensino superior no Brasil, incluindo cursos altamente concorridos e prestigiados como Medicina, Direito e Engenharia.

Leia mais: Qual prova escolher no Encceja 2023?
Qual o valor da prova do Encceja?
Encceja e supletivo: entenda qual a diferença

É importante reconhecer que a Medicina é um dos cursos mais disputados no país. Para ingressar em um curso de Medicina, é necessário passar por processos seletivos concorridos, como o Enem, vestibulares específicos de universidades ou outros métodos de seleção adotados pelas instituições de ensino.

Assim, pode haver um estigma ou preconceito de que quem se formou pelo Encceja não estaria preparado para cursos tão exigentes como Medicina. No entanto, isso não é verdade. O esforço pessoal, a dedicação aos estudos e a superação de desafios são fatores determinantes para o sucesso, independentemente da forma de conclusão do ensino médio.

Portanto, a resposta é sim: quem fez o Encceja pode fazer Medicina, desde que se dedique e seja aprovado no processo seletivo da universidade desejada.

Qual faculdade fazer depois de passar no Encceja?

A escolha da faculdade e do curso depende muito dos interesses, habilidades e objetivos de cada indivíduo. Há uma ampla gama de cursos disponíveis, que vão desde áreas tradicionais, como Direito, Administração e Engenharia, até cursos mais específicos, como Design de Games, Biotecnologia e Gastronomia

O importante é escolher um campo que não apenas ofereça boas perspectivas de carreira, mas que também esteja alinhado com as paixões e interesses pessoais do estudante.

Para aqueles que foram aprovados no Encceja e estão preocupados com os custos do ensino superior, existem várias opções de bolsas de estudo e programas de financiamento estudantil. Programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferecem bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior. 

Veja mais: O que fazer com o resultado do Encceja?
5 faculdades que oferecem bolsa para quem fez Encceja
Qual é a nota mínima para ser aprovado no Encceja?

Além disso, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pode ser uma opção viável para financiar a educação superior. Para ser elegível a esses programas, os candidatos devem atender a certos requisitos, como desempenho no Enem e critérios socioeconômicos.

Além dessas opções, a plataforma Quero Bolsa surge como a melhor alternativa para quem busca bolsas de estudo. A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos, em milhares de instituições de ensino superior por todo o Brasil. 

O diferencial da Quero Bolsa é que não é necessário utilizar a nota do Enem para conseguir as bolsas. Basta acessar o site, pesquisar pelo curso de interesse e verificar as ofertas disponíveis. 

Isso torna o processo mais acessível e flexível, permitindo que mais pessoas possam buscar a educação superior mesmo sem terem participado do Enem. Confira o site e veja as ofertas disponíveis:

Encontre bolsas de estudo

São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras da Quero Bolsa, como:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54