O que fazer depois que passar no Encceja?
Após fazer a prova do Encceja, muitas pessoas ficam na dúvida sobre quais são os próximos passos. Se você não passou no exame, saiba que pode se preparar e tentar no próximo ano de novo, sem problema algum.
A prova é gratuita, então só precisa ficar atento às datas das inscrições para a próxima edição do Encceja. Logo que for informado o calendário do próximo ano, a Revista Quero fará a cobertura da nova edição, fique atento para não perder nada!
Se você foi bem no Encceja e conseguiu conquistar o certificado de conclusão do ensino médio, primeiramente: parabéns! Esta é uma grande conquista.
Depois de passar no Encceja, a boa notícia é que agora você pode entrar na faculdade e melhorar ainda mais o seu currículo.
Leia também: Qual é a nota mínima para ser aprovado no Encceja?
+ 5 faculdades que oferecem bolsa para quem fez Encceja
Como entrar na faculdade depois de fazer o Encceja?
Fazer um curso superior é um grande diferencial no currículo de um profissional e possibilita que a pessoa encontre vagas no mercado de trabalho em posições mais altas e com salários, consequentemente, melhores. Além disso, é possível trabalhar com o que gosta e construir uma carreira de sucesso.
Se você ficou interessado, saiba que atualmente existem várias formas de entrar na faculdade: vestibulares próprios das faculdades, pela Quero Bolsa e também, é claro, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Abaixo você entende cada uma delas:
Leia: 9 principais dúvidas sobre o Enem
+ 3 simulados online e gratuitos para treinar para o Enem
1) Entrar na faculdade pelo Enem
O Enem é o principal vestibular do país e é a forma mais conhecida de entrar na faculdade, principalmente as universidades públicas. Assim como o Encceja, o exame ocorre todos os anos em dois dias de prova, entretanto, no Enem, é preciso pagar a taxa de inscrição para fazer a prova.
No primeiro dia de prova caem 90 questões de língua portuguesa, história, geografia, sociologia, filosofia, línguas estrangeiras e uma redação. Já no segundo dia, a prova é composta de 90 questões de matemática, química, física e biologia.
Depois que o participante faz o Enem, ele obtém uma nota. Essa nota pode ser utilizada em três programas: Sisu, Prouni e Fies. Entenda mais sobre cada um abaixo:
- Sisu (Sistema de Seleção Unificado): programa que oferece vagas para cursos em diversas universidades públicas, a partir da nota do Enem.
- Prouni (Programa Universidade para Todos): programa que tem por objetivo conceder bolsas de estudo parciais e integrais em universidades e faculdades privadas de todo o país por meio da nota do Enem.
- Fies (Fundo de Financiamento Estudantil): programa do governo que oferece financiamento integral ou parcial das mensalidades do curso escolhido pelo estudante, a partir da nota tirada no Enem.
Confira: Prouni e Fies devem acabar? Entenda a polêmica