Comentário sobre os modelos de redação do Encceja:
Segundo a Cartilha de Redação do Encceja, as duas redações apresentaram “bom domínio da modalidade formal da língua portuguesa“, já que os autores não usaram gírias nem apresentaram marcas de oralidade no texto. Além disso, as redações possuem “orações e períodos bem estruturados”, o que atende a Competência 1.
Os textos acima também abordaram o tema proposto, possuem boa organização e seleção de ideias e argumentos, o que satisfaz as Competências 2 e 3, de acordo com a Cartilha. Já a Competência 4 foi bem avaliada porque “o participante fez bom uso de recursos coesivos”.
Veja mais: 9 motivos que podem zerar a redação do Encceja
+ Quem faz Encceja tem histórico escolar?
Exemplos de redação nota 10 – Encceja Ensino Médio
Para arrasar na redação do Encceja é preciso conhecer o modelo de prova. Confira a seguir:
Modelo 1 de redação nota 10 do Encceja Ensino Médio:
O mundo é virtual, mas o tempo é real.
A série Black Mirror, em um de seus episódios, apresenta uma sociedade
na qual as pessoas são vistas somente através de seus perfis nas redes sociais, assim elas dedicam todo seu tempo para aperfeiçoar, cada vez mais, o seu desempenho virtual. Atualmente, no Brasil, a realidade não é tão diferente da mostrada na série. Os brasileiros estão gastando muito do tempo disponível navegando pelas redes sociais. Essa prática excessiva atrapalha a relação do indivíduo com o mundo real e pode lhe trazer problemas de saúde.
Nos dias de hoje, muitos estudantes passam horas conectados, esquecendo
de qualquer outra forma de diversão e prejudicando seu desempenho acadêmico.
Entretanto, não são somente os jovens que são reféns do mundo virtual, muitos adultos dedicam tanto seu tempo para as redes sociais que esquecem de dar atenção aos seus filhos, e no âmbito profissional diminuem seu rendimento.
Portanto, a compulsão pelas redes sociais afeta a concentração e as relações sociais dos indivíduos.
Além disso, a saúde dos usuários também pode ser comprometida, pois
o contato direto com este universo virtual, onde todos são felizes, tudo é
perfeito e padrões estéticos são constantemente reforçados, pode desencadear, principalmente nos jovens, baixa autoestima, insegurança, ansiedade e até problemas mais sérios como depressão, anorexia e bulimia.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério
da Educação e Cultura, em parceria com as escolas, deve realizar campanhas e palestras que alertem sobre o perigo do uso excessivo do tempo em redes sociais. Também é de responsabilidade do governo proporcionar ambientes de lazer ao alcance de todos, visando incentivar outras formas melhores e mais saudáveis de aproveitar o tempo. Por fim, os pais devem colocar limites aos seus filhos quanto ao tempo em que eles podem utilizar as redes sociais.
Taisa Marla Martins
Modelo 2 de redação nota 10 do Encceja Ensino Médio:
Problemas no trabalho, falta de convívio familiar e doenças da mente.
Essas são algumas das consequências que o excesso do uso das redes sociais podem causar. Nesse sentido, é necessário encontrar subterfúgios para resolver essa inercial problemática.
É importante abordar, primeiramente, que diversos acidentes de trânsito
ocorridos no Brasil foram devido àquele milésimo de tempo para checar alguma notificação das redes sociais. De acordo o site TEC MUNDO “O brasileiro gasta 650 horas por mês navegando nas redes sociais”. Diante do exposto, fica evidente à falta de educação das pessoas em relação ao uso das redes sociais e a escassez de recurso para com que essa educação seja gerada.
Convém lembrar, que só em 2012 o Brasil faturou 22,5 bilhões de reais
com a venda de aparelhos eletrônicos isso está de acordo ao publicado no site E-COMMERCE. Pensado no tempo que era perdido durante o acesso, o Instagram rede social americana, investiu em um recurso onde o usuário define quanto tempo pretende durar o acesso e ao fim desse tempo ele é avisado. Diante dos fatos, fica exposto que o usuário de redes sociais necessita de uma reeducação tecnológica.
Em virtude dos fatos é necessaria uma deliberação a respeito do excesso
de tempo gasto nas redes sociais. Portanto, O MEC (Ministério da Educação e Cultura) deve inserir na grade curricular uma matéria de Educação Tecnológica com objetivo, de ensinar aos alunos uma maneira positiva para usar as redes sociais e os aparelhos tecnológicos. Sendo assim, tais medidas visam resolver essa inercial problemática de forma pácifica e democrática.
Lucio Miranda de Jesus Neto