Para que serve a Declaração de Comparecimento do Encceja?
A Declaração de Comparecimento do Encceja serve para que os candidatos que vão trabalhar no dia do exame possam justificar sua falta ao seu empregador e não percam o dia de trabalho.
A Declaração de Comparecimento é destinada aos participantes que precisam comprovar no trabalho, por exemplo, que estavam realizando o Encceja em determinado dia e horário, como um atestado da prova.
Confira: Simulado de Ciências Humanas para o Encceja
+ Encceja: qual é a diferença entre certificado e declaração parcial de proficiência?
Como funciona a Declaração de Comparecimento do Encceja?
Para ter validade, a Declaração de Comparecimento do Encceja precisa ser assinada pelos responsáveis pela aplicação do exame. O que muitos não sabem é que são os candidatos quem devem levar a Declaração de Comparecimento impressa para o local de provas.
De acordo com o edital do Encceja, o participante deve “apresentar, antes de ingressar na sala, a Declaração de Comparecimento impressa ao aplicador, em cada turno de aplicação em que realizará as provas”.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador da prova, não disponibilizará a declaração impressa. Portanto, se o participante não levar o documento impresso, ficará sem ter como justificar sua falta no trabalho.
E-book Encceja
Como o Encceja é aplicado em dois períodos (manhã e tarde), cada Declaração de Comparecimento vale para um período. Caso o candidato precise da comprovação de presença nos dois períodos, ele precisa levar duas declarações impressas, uma para cada turno.
Atenção: após apresentada ao aplicador da prova e assinada, a Declaração de Comparecimento deve ser guardada no envelope porta-objetos, com outros objetos não permitidos, como o celular.