Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Simulado Encceja: Ciências Humanas e suas Tecnologias

por Giovana Murça em 15/08/19 22 mil visualizações

O Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicado em poucos dias. A prova que dá certificação de conclusão para o ensino fundamental e médio cobra as quatro áreas do conhecimentos: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática.


Para você estudar e conseguir a pontuação mínima necessária para a prova, o Inep disponibilizou as apostilas de cada área do conhecimento e as provas do Encceja de 2017, tanto regular como a segundo aplicação para pessoas privadas de liberdade (PPL).

Para revisar os conteúdos da apostila de Ciências Humanas e suas Tecnologias, acesse: Revisão do Encceja 2019: nível médio.

Pensando nessa reta final do Encceja, a Revista Quero preparou um simulado de cada prova, com base nas provas antigas. Nosso simulado reproduz parte da prova original, em 10 questões, para que você possa ter tempo de fazer as questões de todas as áreas que você inscreveu no Encceja.

Se você estudou até aqui, ótimo! Você poderá testar seus conhecimentos na prática. Caso você não tenha estudado nada, por meio do simulado você pode conhecer a prova e ter noção dos conteúdo cobrados.


Aqui, você encontra o simulado de Ciências Humanas e suas Tecnologias, nível médio. Para fazer os simulados das outras áreas acesse os links abaixo:

Como funciona o simulado

Nesse simulado, você vai poder utilizar os mesmos recursos do dia da prova: caneta e papel. Anote a resposta certa para cada questão num papel a parte, ele será sua “folha de respostas”. Ao terminar de responder todas as questões, você pode conferir quantas acertou no gabarito no final desse post. Tente responder todas as questões, o que você não souber, chute a alternativa que mais lhe parecer certa, mas não deixe nenhuma questão em branco. 

Lembrando que no dia da prova você terá 4 horas para fazer as 30 questões e passar as respostas para o gabarito. Como nosso simulado têm 10 questões, reserve, no mínimo 40 minutos para fazê-lo, beleza?

E aí, preparado? Boa sorte!

Simulado Encceja: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Questão 1

(2017 PPL) A ocupação da Costa brasileira foi marcada pela condição de área de defesa, com estabelecimento de fortes marcando as primeiras instalações, seguida das atividades extração do pau-brasil e da cultura da cana-de-açúcar. IBGE. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.

Essas atividades contribuíram para qual aspecto do povoamento do território brasileiro? 

A. fixação dos colonizadores europeus. 
B. proteção da diversidade natural. 
C. valorização das populações nativas. 
D. consolidação da soberania nacional.

Questão 2

(2017 regular) Qualquer brasileiro que tenha passado pelo ensino fundamental provavelmente já ouviu falar da cidade-Estado grega, do Império Romano, do feudalismo, da Revolução Francesa, das Guerras Mundiais; de nomes como Nero, César, Napoleão, Hitler ou Stalin, mas dificilmente ouviu falar das cidades-Estado Yorubas, ou de povos como os Haussa, Bakongo, Makonde, Xhosa e Swahíli. E da rainha Nzinga, de Mussa Keita ou Samora Machel? Longe de querer fazer elogios a impérios e heróis africanos, é preciso reconhecer a sua existência, apagada dos nossos livros escolares. ZAMPARONI, V. Imagens da África no Brasil. In: BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M. (Org.). Agenda brasileira:temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Cia. das Letras, 2011 (adaptado).

O uso da memória, criticado no texto, é um exercício de poder na medida em que 

A. reproduz a realidade de fatos passados.
B. ignora a existência de certas sociedades.
C. descreve a variedade de tradições culturais.
D. questiona as consequências de alguns conflitos.

Questão 3

(2017 regular) Nos anos 1960, a etnóloga Margaret Mead combateu veementemente a noção de “eterno feminino”, mostrando que os atributos de cada sexo variam segundo os povos. Por exemplo, entre os arapeches da Nova Guiné, que ela estava estudando, era aos homens que se atribuíam traços de caráter geralmente considerados femininos, tais como a sensibilidade, a passividade e o amor pelos filhos. DORTIER, J.-F. Gênero. In: Dicionário de ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

De acordo com o estudo citado, os papéis e responsabilidades de homens e mulheres em uma sociedade são

A. economicamente estabelecidos
B. biologicamente definidos.
C. culturalmente construídos.
D. juridicamente atribuídos.

Questão 4

(2017 regular) 

A evolução da distribuição populacional retratada no gráfico sofreu influência do seguinte processo ocorrido no espaço agrário brasileiro:

A. Formação de cooperativas agrícolas.
B. Expansão de frentes pioneiras.
C. Criação de assentamentos familiares.
D. Modernização de métodos produtivos.

Questão 5

(2017 regular) 

Comparando os indicadores apresentados na imagem, evidencia-se que a nação brasileira tem sido marcada pela disparidade entre 

A. autonomia econômica e divisão do trabalho.
B. liberdade econômica e autoritarismo político. 
C. dimensão econômica e distribuição de renda.
D. globalização econômica e acesso ao emprego.

Questão 6

(2017 regular) O integralista é o soldado de Deus e da Pátria, o homem-novo do Brasil que vai construir uma grande nação, dizia um slogan. A Ação Integralista Brasileira se organizou a partir de uma série de pequenos grupos de extrema-direita que se aglutinaram em torno da liderança de Plínio Salgado. CYRYNOWICZ, R. Força e a pátria em ação. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 61, out. 2010 (adaptado).

O movimento descrito no texto, surgido no Brasil após a Primeira Guerra, sofreu influência de grupos europeus que enfatizavam a

A. supremacia da raça ariana.
B. legitimidade da livre-iniciativa.
C. participação da classe operária.
D. subordinação do indivíduo ao Estado.

Questão 7

(2017 regular) São Paulo é conhecida como a maior cidade italiana fora da Itália, a maior cidade japonesa fora do Japão, a maior cidade baiana ou mineira fora da Bahia ou de Minas. São Paulo registra as ruas dos Ingleses, Franceses, Italianos, Portugueses. Registra a estação Armênia, uma dentre outras tantas homenagens ao seu multiculturalismo. SPOSATI, A. Cidade em pedaços. São Paulo: Brasiliense, 2001.

Qual a causa da multiplicidade cultural descrita no texto?

A. A revolução digital.
B. O potencial turístico.
C. A condição climática.
D. O processo migratório.

Questão 8

(2017 PPL) Nos principais centros urbanos do Brasil, os movimentos populares passaram a desenvolver ações contestatórias a partir d metade dos anos 1970, tendo por eixo a posse da terra e o acesso aos serviços urbanos. BAIERLE, S. A explosão da experiência de um novo princípio ético-político nos movimentos populares urbanos em Porto Alegre. In ALVAREZ, S.; DAGNINO, E.; ESCOBAR, A. (Org). Cultura e Política nos Movimentos Sociais Latino-americanos. Belo Horizonte: UFMG, 2000 (adaptado)

Os objetivos da mobilização dos grupos citados estão associados à busca de

A. auxílio de obras de caridade
B. obtenção de favores do Estado.
C. garantia de exercício da cidadania.
D. reconhecimento de privilégio de classe.

Questão 9

(2017 PPL)

A festa é dos negros

Atualmente, muitas festas negras ganharam especial valorização, para além dos próprios grupos ou do interesse pontual de alguns folcloristas. Dentre elas, jongos, sambas de roda, tambores de crioula e festas do boi receberam o reconhecimento oficial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. ABREU, M. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 100, jan. 2014.

Essas manifestações foram reconhecidas oficialmente como parte do patrimônio histórico e artístico porque

A. integram a cultura imaterial.
B. reforçam a tradição clássica.
C. destacam a estética regional.
D. preservam a herança europeia.

Questão 10

(2017 PPL) Em 1913, Henry Ford lançou a moderna linha de montagem em sua fábrica, nas proximidades de Detroit, com a qual provocou uma transformação radical da produção e da sociedade norte-americana. Reduziu o tempo necessário para montar um modelo Ford Modelo T, de 12,5 horas para apenas 93 minutos. Henry Ford dizia que se pudesse economizar a cada um de seus trabalhadores 50 passos diários, poderia economizar milhares no final do ano. Há um século, a linha de montagem da Ford mudava a sociedade. Disponível em: https://exame.abril.com.br. Acesso em: 25 jul. 2014 (adaptado).

Um impacto do modelo produtivo descrito para o setor industrial foi a

A. redução dos estoques.
B. diversificação de bens.
C. especialização de tarefas.
D. desorganização dos sindicatos.

Caderno de respostas: gabarito

E aí? Como se saiu? Compartilhe seu resultado nos comentários!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54