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Vestibular e Enem

Simulado Encceja: Ciências Humanas e suas Tecnologias

por Giovana Murça em 15/08/19 22 mil visualizações

Atualizado em 7 de agosto de 2023

O Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 será aplicado dia 27 de agosto de 2023. A prova que dá certificação de conclusão para o Ensino Fundamental e Ensino Médio cobra as quatro áreas do conhecimentos: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática.

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Leia mais: Quem faz Encceja tem histórico escolar?
Encceja 2023: 5 temas que podem cair na redação

Pensando na preparação para o Encceja, a Revista Quero preparou um simulado de cada prova, com base nas provas antigas. O simulado reproduz parte da prova original, em 10 questões, para que você possa ter tempo de fazer as questões de todas as áreas que você inscreveu no Encceja.

Se você estudou até aqui, ótimo! Você poderá testar seus conhecimentos na prática. Caso você não tenha estudado nada, por meio do simulado você pode conhecer a prova e ter noção dos conteúdo cobrados.

Aqui, você encontra o simulado de Ciências Humanas e suas Tecnologias, nível médio. Para fazer os simulados das outras áreas acesse os links abaixo:

Como funciona o simulado?

Nesse simulado, você vai poder utilizar os mesmos recursos do dia da prova: caneta e papel. Anote a resposta certa para cada questão num papel a parte, ele será sua “folha de respostas”. 

Ao terminar de responder todas as questões, você pode conferir quantas acertou no gabarito no final desse post. Tente responder todas as questões, o que você não souber, chute a alternativa que mais lhe parecer certa, mas não deixe nenhuma questão em branco. 

Lembrando que no dia da prova você terá 4 horas para fazer as 30 questões e passar as respostas para o gabarito. Como nosso simulado têm 10 questões, reserve, no mínimo 40 minutos para fazê-lo, combinado? E aí, preparado? Boa sorte!

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Simulado Encceja: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Questão 1

(2017 PPL) A ocupação da Costa brasileira foi marcada pela condição de área de defesa, com estabelecimento de fortes marcando as primeiras instalações, seguida das atividades extração do pau-brasil e da cultura da cana-de-açúcar. IBGE. Atlas das representações literárias de regiões brasileiras. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.

Essas atividades contribuíram para qual aspecto do povoamento do território brasileiro? 

A. fixação dos colonizadores europeus. 
B. proteção da diversidade natural. 
C. valorização das populações nativas. 
D. consolidação da soberania nacional.

Questão 2

(2017 regular) Qualquer brasileiro que tenha passado pelo ensino fundamental provavelmente já ouviu falar da cidade-Estado grega, do Império Romano, do feudalismo, da Revolução Francesa, das Guerras Mundiais; de nomes como Nero, César, Napoleão, Hitler ou Stalin, mas dificilmente ouviu falar das cidades-Estado Yorubas, ou de povos como os Haussa, Bakongo, Makonde, Xhosa e Swahíli. E da rainha Nzinga, de Mussa Keita ou Samora Machel? Longe de querer fazer elogios a impérios e heróis africanos, é preciso reconhecer a sua existência, apagada dos nossos livros escolares. ZAMPARONI, V. Imagens da África no Brasil. In: BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M. (Org.). Agenda brasileira:temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Cia. das Letras, 2011 (adaptado).

O uso da memória, criticado no texto, é um exercício de poder na medida em que 

A. reproduz a realidade de fatos passados.
B. ignora a existência de certas sociedades.
C. descreve a variedade de tradições culturais.
D. questiona as consequências de alguns conflitos.

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Questão 3

(2017 regular) Nos anos 1960, a etnóloga Margaret Mead combateu veementemente a noção de “eterno feminino”, mostrando que os atributos de cada sexo variam segundo os povos. Por exemplo, entre os arapeches da Nova Guiné, que ela estava estudando, era aos homens que se atribuíam traços de caráter geralmente considerados femininos, tais como a sensibilidade, a passividade e o amor pelos filhos. DORTIER, J.-F. Gênero. In: Dicionário de ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

De acordo com o estudo citado, os papéis e responsabilidades de homens e mulheres em uma sociedade são

A. economicamente estabelecidos
B. biologicamente definidos.
C. culturalmente construídos.
D. juridicamente atribuídos.

Questão 4

(2017 regular) 

A evolução da distribuição populacional retratada no gráfico sofreu influência do seguinte processo ocorrido no espaço agrário brasileiro:

A. Formação de cooperativas agrícolas.
B. Expansão de frentes pioneiras.
C. Criação de assentamentos familiares.
D. Modernização de métodos produtivos.

Questão 5

(2017 regular) 

Comparando os indicadores apresentados na imagem, evidencia-se que a nação brasileira tem sido marcada pela disparidade entre 

A. autonomia econômica e divisão do trabalho.
B. liberdade econômica e autoritarismo político. 
C. dimensão econômica e distribuição de renda.
D. globalização econômica e acesso ao emprego.

Questão 6

(2017 regular) O integralista é o soldado de Deus e da Pátria, o homem-novo do Brasil que vai construir uma grande nação, dizia um slogan. A Ação Integralista Brasileira se organizou a partir de uma série de pequenos grupos de extrema-direita que se aglutinaram em torno da liderança de Plínio Salgado. CYRYNOWICZ, R. Força e a pátria em ação. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 61, out. 2010 (adaptado).

O movimento descrito no texto, surgido no Brasil após a Primeira Guerra, sofreu influência de grupos europeus que enfatizavam a

A. supremacia da raça ariana.
B. legitimidade da livre-iniciativa.
C. participação da classe operária.
D. subordinação do indivíduo ao Estado.

Questão 7

(2017 regular) São Paulo é conhecida como a maior cidade italiana fora da Itália, a maior cidade japonesa fora do Japão, a maior cidade baiana ou mineira fora da Bahia ou de Minas. São Paulo registra as ruas dos Ingleses, Franceses, Italianos, Portugueses. Registra a estação Armênia, uma dentre outras tantas homenagens ao seu multiculturalismo. SPOSATI, A. Cidade em pedaços. São Paulo: Brasiliense, 2001.

Qual a causa da multiplicidade cultural descrita no texto?

A. A revolução digital.
B. O potencial turístico.
C. A condição climática.
D. O processo migratório.

Questão 8

(2017 PPL) Nos principais centros urbanos do Brasil, os movimentos populares passaram a desenvolver ações contestatórias a partir d metade dos anos 1970, tendo por eixo a posse da terra e o acesso aos serviços urbanos. BAIERLE, S. A explosão da experiência de um novo princípio ético-político nos movimentos populares urbanos em Porto Alegre. In ALVAREZ, S.; DAGNINO, E.; ESCOBAR, A. (Org). Cultura e Política nos Movimentos Sociais Latino-americanos. Belo Horizonte: UFMG, 2000 (adaptado)

Os objetivos da mobilização dos grupos citados estão associados à busca de

A. auxílio de obras de caridade
B. obtenção de favores do Estado.
C. garantia de exercício da cidadania.
D. reconhecimento de privilégio de classe.

Veja também: Qual é a nota mínima para ser aprovado no Encceja?
Encceja e supletivo: entenda qual a diferença
 
 Questão 9

(2017 PPL)

A festa é dos negros

Atualmente, muitas festas negras ganharam especial valorização, para além dos próprios grupos ou do interesse pontual de alguns folcloristas. Dentre elas, jongos, sambas de roda, tambores de crioula e festas do boi receberam o reconhecimento oficial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. ABREU, M. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 100, jan. 2014.

Essas manifestações foram reconhecidas oficialmente como parte do patrimônio histórico e artístico porque

A. integram a cultura imaterial.
B. reforçam a tradição clássica.
C. destacam a estética regional.
D. preservam a herança europeia.

Questão 10

(2017 PPL) Em 1913, Henry Ford lançou a moderna linha de montagem em sua fábrica, nas proximidades de Detroit, com a qual provocou uma transformação radical da produção e da sociedade norte-americana. Reduziu o tempo necessário para montar um modelo Ford Modelo T, de 12,5 horas para apenas 93 minutos. Henry Ford dizia que se pudesse economizar a cada um de seus trabalhadores 50 passos diários, poderia economizar milhares no final do ano. Há um século, a linha de montagem da Ford mudava a sociedade. Disponível em: https://exame.abril.com.br. Acesso em: 25 jul. 2014 (adaptado).

Um impacto do modelo produtivo descrito para o setor industrial foi a

A. redução dos estoques.
B. diversificação de bens.
C. especialização de tarefas.
D. desorganização dos sindicatos.

Confira: Saiba o que estudar para o Encceja
Encceja: saiba quais são os documentos aceitos para fazer a prova

Caderno de respostas: gabarito

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Confira também: 9 motivos que podem zerar a redação do Encceja
Quem se formou pelo Encceja pode fazer faculdade?

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