Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Simulado Encceja: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias

por Giovana Murça em 15/08/19 15 mil visualizações

O Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) acontece no próximo dia 25 de agosto. O exame é dividido em quatro provas em dois períodos: manhã e tarde. 


Para você estudar e conseguir a pontuação mínima necessária para a prova, o Inep disponibilizou as apostilas de cada área do conhecimento e as provas do Encceja de 2017, tanto regular como a segundo aplicação para pessoas privadas de liberdade (PPL).

Para revisar os conteúdos da apostila de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, acesse: Revisão do Encceja 2019: nível médio.

Pensando nessa reta final do Encceja, a Revista Quero preparou um simulado de cada prova, com base nas provas antigas. Nosso simulado reproduz parte da prova original, em 10 questões, para que você possa ter tempo de fazer as questões de todas as áreas que você inscreveu no Encceja.


Se você estudou até aqui, ótimo! Você poderá testar seus conhecimentos na prática. Caso você não tenha estudado nada, por meio do simulado você pode conhecer a prova e ter noção dos conteúdo cobrados.

Aqui, você encontra o simulado de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, nível médio. Para fazer os simulados das outras áreas acesse os links abaixo:

Simulado Encceja: Ciências Humanas
Simulado Encceja: Ciências da Natureza
Simulado Encceja: Matemática

Como funciona o simulado

Nesse simulado, você vai poder utilizar os mesmos recursos do dia da prova: caneta e papel. Anote a resposta certa para cada questão num papel a parte, ele será sua “folha de respostas”. Ao terminar de responder todas as questões, você pode conferir quantas acertou no gabarito no final desse post.

Lembrando que no dia da prova você terá 4 horas para fazer as 30 questões e passar as respostas para o gabarito. Como nosso simulado têm 10 questões, reserve, no mínimo 40 minutos para fazê-lo, beleza?

E aí, preparado? Boa sorte!

Simulado Encceja: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias

Questão 1

(2017 regular)

A tirinha une a linguagem visual ao texto verbal para construir uma mensagem cujo sentido é de 

A. estímulo à esperteza.
B. crítica econômico-social.
C. discriminação de raça/cor.
D. combate à distribuição de renda.

Questão 2

(2017 regular) Tomato purée is a thick, red paste or concentrate made from crushed tomato pulp that has been cooked and reduced. It is widely produced and used in Mediterranean countries, where it is added to dishes to give them a bright colour and a pronounced tomato flavour. Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 27 jul. 2014.

O assunto abordado no texto passa pela definição de extrato de tomate para chegar na

A. utilidade do produto.
B. popularidade da fruta.
C. versatilidade de seu preparo.
D. internacionalização de seu consumo.

Questão 3

(2017 regular)

Parques

En los parques, usted tendrá la oportunidad de vivir los hábitos consagrados por las personas de Porto Alegre, como la vida al aire libre, las charlas alegres y el inseparable mate. Carinosamente llamado Redenção, las 40 hectáreas dei Parque Farroupilha forman el más antiguo y popular punto de encuentro de la ciudad. Los sábados por la mahana, recibe la Feria Ecológica, y, los domingos, el Brique da Redenção, con artesanías, artes plásticas, antigüedades y manifestaciones culturales. Vale la pena ir también al Parque Moinhos de Vento (más conocido como Parcão), ubicado en una de las áreas más nobles de la Capital, que ofrece una excelente estructura para practicar deportes. PREFEITURA DE PORTO ALEGRE. Sugerencias para disfrutar. Porto Alegre: SMT, 2013.

Ao publicar esse texto sobre seus parques, a Prefeitura de Porto Alegre objetiva

A. promover exposições artísticas.
B. divulgar pontos turísticos da cidade.
C. destacar os costumes dos cidadãos porto-alegrenses.
D. ressaltar a importância da prática de esportes ao ar livre.

Questão 4

(2017 regular) 

Em Ossário, Alexandre Órion explorou a poluição que tinge de preto os túneis das cidades e desenvolveu a “arte menos poluição”, uma técnica de grafite reverso que consiste em limpar a parede, em vez de pintá-la. Com a aplicação dessa técnica, ele evitou ser autuado por vandalismo. Sua obra revela um(a)

A. análise sobre o alto índice de mortes no trânsito das grandes cidades.
B. alerta ao poder público para a necessidade de limpar os túneis urbanos.
C. crítica aos resíduos poluentes deixados nos túneis pelos automóveis que ali trafegam.
D. solução definitiva de economia para a prática do grafite e contra a indústria de tintas.

Questão 5

(2017 regular) 

TEXTO II

O domínio técnico de alguns artistas tribais é surpreendente. Eles possuem mais do que um conhecimento primitivo de seu trabalho. Muitas tribos remotas desenvolvem uma arte realmente maravilhosa em obras de talha e cestaria, na preparação do couro ou mesmo nos trabalhos com metais. GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC.1999 (adaptado).

As Bonecas da fertilidade, de Gana, e o texto expressam uma característica própria das artes, que é

A. comparar os modos de produção sem levar em conta o período em que as obras foram realizadas.
B. dar a mesma importância cultural ao artista primitivo e àquele que atua em nossos dias.
C. privilegiar a personalidade do artista, independentemente do valor de suas obras.
D.  revelar a proximidade intercultural que valida a importância de uma obra.

Questão 6

(2017 regular) 

Foi-se a Copa?

Foi-se a Copa? 
Não faz mal.
Adeus chutes e sistemas.
A gente pode, afinal, 
cuidar de nossos problemas.
Faltou inflação de pontos?
Perdura a inflação de fato.
Deixaremos de ser tontos 
se chutarmos no alvo exato.
O povo, noutro torneio, 
havendo tenacidade, 
ganhará, rijo, e de cheio, 
a Copa da Liberdade.

ANDRADE, C. D. Disponível em: www.carlosdrummonddeandrade.com.br. Acesso em: 12 jul. 2014.

O poema tematiza um acontecimento esportivo de grande repercussão nacional e se relaciona com seu momento histórico na medida em que o eu lírico

A. consola o povo brasileiro.
B. revela um espírito esportivo.
C. exalta os aficionados pelo futebol.
D. mostra uma visão crítica sobre o país.

Questão 7

(2017 regular)

Não troco meu oxente pelo OK de ninguém.” (Ariano Suassuna) Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 13 set. 2013.

A declaração do escritor Ariano Suassuna revela um posicionamento sobre a incorporação de estrangeirismos na língua portuguesa falada no Brasil, que é de

A. adesão.
B. análise.
C. comoção
D. resistência.

Questão 8

(2017 regular) 

Será que vai chover?
A mudança climática impacta o Brasil de norte a sul

Os cientistas avaliaram a mudança climática em todo o mundo. No Brasil, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas produziu o primeiro grande relatório dedicado exclusivamente à nossa realidade. Muitos impactos já são perceptíveis — e outros vão ficar mais intensos nos próximos 50 anos.

MUDANÇA DE CULTURA - As terras agricultáveis do Nordeste serão reduzidas: vai ficar mais seco. Teremos uma forte migração da população do campo para as cidades.

RISCO NA ENCOSTA - Enchentes e deslizamentos de terra em encostas habitadas têm se tornado frequentes no Sul e Sudeste nos últimos anos, principalmente no começo do ano. A tendência é que esse quadro se agrave.

BRASIL MAIS QUENTE - Em 50 anos, o aumento da temperatura no Brasil será da ordem de 2 °C a 3 °C. O pior cenário será na Amazônia, onde a temperatura pode aumentar 6 °C.

CAFÉ MIGRANTE - O plantio do café deixará de ser rentável na região Sudeste e deve migrar para o Sul do país.

A AMAZÔNIA VAI SOFRER - Em alguns anos teremos grandes cheias, e, em outros, fortes secas. A capacidade hídrica da região pode se reduzir em 40%, influindo na vazão dos rios e na floresta, que ficará mais vulnerável a incêndios e à perda de sua biodiversidade.A

PREVISÃO - O país terá de enfrentar a mudança nos padrões de precipitação de chuvas. Momentos de seca e enchentes serão mais intensos e mais frequentes, exigindo esforços e investimentos na adaptação do campo e das cidades. Revista do Clima. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 20 ago. 2014 (adaptado).

O texto apresenta um conjunto de mudanças climáticas extraídas de um relatório. A função predominante da linguagem é a referencial, cujo objetivo principal é o de

A. emocionar o leitor.
B. elaborar a mensagem.
C. transmitir informações. 
D. influenciar o público-alvo.

Questão 9

(2017 regular) Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores. GIBRAN, K. Nova Escola, n. 177, nov. 2004.

No texto, o poeta libanês Kahlil Gibran utiliza estratégias argumentativas para atingir seu objetivo: chamar a atenção das pessoas para o que se aprende na relação com o outro. Pode-se perceber isso quando ele

A. utiliza palavras antônimas.
B. releva ações grosseiras das pessoas.
C. relaciona atitudes de valores opostos.
D. apresenta suas ideias na 1ª pessoa do singular.

Questão 10

(2017 PPL)

Seja uma pessoa menos ocupada

Desde cedo aprendemos que é preciso ralar pra ter sucesso, que Deus ajuda quem cedo madruga, e por aí vai. Mas acredite: os que mais ralam nem sempre se tornam os melhores. Claro que é preciso investir tempo para se tornar bom em algo. Mas o principal não é trabalhar horas a fio, e sim ter foco no tipo certo de trabalho. Se você vive ocupado, está fazendo algo errado.

Diversos estudos mostram isso há muito tempo. Por exemplo, uma análise feita por psicólogos alemães sobre a rotina de violinistas da Universidade das Artes de Berlim, em 1993. Eles dividiram os alunos em dois grupos de acordo com sua habilidade: os de “elite” e os “medianos”. Os dois grupos dedicavam em média 50 horas por semana ao estudo do violino. Só que os medianos praticavam aleatoriamente ao longo do dia, enquanto os de elite concentravam seu trabalho em dois períodos fixos: de manhã e à tarde. 

Quanto melhor o violinista, mais rígida era essa divisão entre trabalho e lazer. Os melhores dormiam uma hora a mais por noite e dedicavam mais tempo à diversão. No fim das contas, os mais habilidosos eram também os mais relaxados. NEWPORT, C. Superinteressante, n. 10, ago 2013.

Textos veiculados em jornais e revistas podem ter diferentes finalidades, como divertir, desafiar, comentar, entre outras. Nesse texto, a referência ao estudo realizado pelos psicólogos alemães tem como objetivo

A. divulgar a importância da pesquisa para a ciência 
B. avaliar problemas sociais decorrentes do trabalho.
C. criticar o estilo de vida dos grupos estudados. 
D. convencer o leitor a mudar de atitude. 

Caderno de respostas: gabarito

E aí? Como se saiu? Compartilhe seu resultado nos comentários!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54