Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Saiba o que é o Inep e quais provas o órgão faz

por Thales Valeriani em 01/07/21

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é um órgão do Ministério da Educação (MEC). O Inep é a entidade pública responsável por produzir estudos e pesquisas sobre a Educação Básica e o Ensino Superior do país, com avaliações das escolas, das universidades e dos estudantes.

Por isso, o Inep é o órgão que coordena e apoia a realização de diversos exames e provas de avaliação, como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja),o  Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entre outros.

Arquivo: Inep
O que é Inep
Sede atual do Inep, Brasília, 2018

LEIA TAMBÉM
+ Enem 2021: o que é órgão expedidor
+ Pesquisa aponta que maioria dos aprovados na USP em 2021 são de escolas públicas

Onde o Inep atua?

O Inep é uma autarquia federal, isto é, ele é um órgão público que responde ao governo federal e atua em todo o território brasileiro. Por isso, o Inep coordena e apoia a realização de diversos exames sobre a educação no país, tanto da rede pública como da privada.

Saiba o que o Inep faz

A autarquia foi criada em 1937 e, no inicio dos anos 1990, o Senado aprovou a inclusão do nome do ex-presidente do Inep, Anísio Teixeira, ao do instituto, que passou a se chamar Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Entre as atribuições do órgão, estão:

  • desenvolver e organizar estatísticas sobre a educação nacional;
  • planejar, orientar e coordenar sistemas e projetos de avaliação educacional;
  • apoiar a formulação de políticas públicas educacionais para as redes privadas e públicas de ensino;
  • realizar o Censo Escolar da Educação Básica e o Censo da Educação Superior;
  • coordenar a avaliação dos cursos de graduação;
  • apoiar os entes federativos Estados, Municípios e  Distrito Federal  no desenvolvimento de sistemas de avaliação de ensino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Arquivo: Inep
Primeira sede do Inep, Rio de Janeiro, 1938

Veja quais provas o Inep faz

Como o Inep é responsável por fazer um levantamento dos dados e das informações sobre os ensinos fundamental, médio e superior, o órgão coordena e realiza uma série de exames. Entre eles:

Inep e o Enem

A organização e realização do Enem cabe ao Inep. O exame foi criado em 1998 com o intuito de avaliar os conhecimentos dos alunos do Ensino Médio. Em 2011, o Enem foi reformulado e passou a ser utilizado como vestibular de acesso a universidades públicas e privadas. O estudante também pode utilizar a nota do Enem para conseguir bolsas de estudo.

+ Confira as vantagens das bolsas de estudo do Quero Bolsa

A prova do Enem é realizada todo os anos. Em 2021, a sua inscrição será entre 30 de junho e 14 de julho, com a realização das provas nos dias 21 e 28 de novembro. Ao todo, são aplicadas 180 questões de múltipla escolha e uma redação do gênero dissertativo-argumentativo.

Inep e o Saeb

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi criado em 1990 para avaliar o desempenho dos alunos da Educação Básica, em geral. O exame consiste na aplicação de testes externos a cada 2 anos e é feito em larga escala. Atualmente, são aplicadas provas para alunos do 5º e 9º ano do Fundamental e 3º série do Ensino Médio, das redes públicas e privadas de ensino.

Inep e o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova realizada para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade de ensino costuma ser procurada por quem não teve a oportunidade de estudar quando mais jovem ou por quem teve dificuldade em concluir a educação básica quando criança ou adolescente. O bom desempenho no Encceja garante ao candidato o diploma do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Leia também:
+ Vestibular Premiado: conheça a prova online e gratuita que oferece bolsas de 100%
+ Orientação profissional: existe escolha perfeita sobre a carreira?

Inep e a Prova Brasil

A chamada prova Brasil é a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), resultado de uma reformulação do Saeb. Desse modo, a prova compõe a série de testes de avaliações do Saeb. A  prova Brasil foi criada em 2005 e possui questões das disciplina de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Inep e o Enade

Como vimos, além da educação básica, o Inep também é responsável por mensurar a qualidade do ensino superior. Assim, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é a prova responsável por avaliar a qualidade do aprendizado de alunos da graduação.

A cada 3 anos um curso é avaliado  e apenas estudantes que estão no último ano da graduação podem realizar o exame. A prova é a mesma para instituições da rede pública e privada de ensino.

+ Tudo o que você precisa saber sobre o Enade

Inep e o  Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado em 2009 pelo governo federal com o intuito de unificar os processos seletivos para as universidades públicas do país. Assim, o Sisu é uma plataforma gerida pelo Inep e que utiliza a nota do Enem na seleção de candidatos a vagas disponíveis em diversas universidades federais.

Inep e  o Censo Escolar

O Censo Escolar não é um exame ou uma prova, mas um conjunto de pesquisas e informações sobre as escolas do país, em específico, e a Educação Básica, em geral. Entre os objetivos do Censo Escolar está o mapeamento do perfil do estudante na rede ensino, tanto da pública como privada.

A partir dessas informações o Inep organiza relatórios e resumos sobre o cenário atual da educação brasileira e disponibiliza diversos dados, como sobre a evasão escolar, a infraestrutura dos colégios, a formação dos professores e a qualidade do ensino.

Inep e o Revalida

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeria (Revalida) é uma prova voltada para médicos que se formam em outros países e desejam exercer a profissão no Brasil. O Revalida foi criado em 2011 e tem sido aplicado todos os anos desde então.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54