logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Tudo que você precisa saber sobre o Enade 2021

por Brida Rodrigues em 06/09/18 10 mil visualizações

Atualizado em: 21/07/2021

Todos os anos o Ministério da Educação (MEC) avalia o aprendizado de estudantes de alguns cursos de ensino superior com o objetivo de analisar a qualidade do ensino no país. A avaliação é feita por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Muitos alunos chegam ao último ano da faculdade e não imaginam o que é e para que serve essa prova. Se esse for o seu caso, seus problemas acabaram! Leia o post até o final e fique por dentro de tudo sobre o Enade.

enade 2021

O que é o Enade?

O Enade é uma prova que acontece anualmente, desde 2004. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes (opcional) e concluintes (obrigatório) dos cursos de graduação avaliados na edição.

A periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. Ou seja, há uma seleção de cursos de graduação a cada ano. No entanto,  só a cada três anos os cursos se repetem. Por exemplo, se o curso de Psicologia participou da prova em 2015, só em 2018 a turma do último ano deste curso participa, obrigatoriamente, de novo da prova.

Portanto, vale ressaltar que, como anualmente somente alguns cursos são selecionados, algumas pessoas não precisam fazer a prova.


Qual o objetivo do Enade?

O objetivo da prova é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Além disso, avaliam o desenvolvimento de competências e habilidades da formação geral e profissional e, também, o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.


Com isso, a avaliação integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior de todo o Brasil.

Como é a prova do Enade?

A prova é composta por dois instrumentos obrigatórios:

1) Uma prova com duas partes para avaliação de desempenho dos estudantes.

Formação Geral (FG): 8 questões múltipla escolha e 2 discursivas.
Componentes Específicos (CE): 27 questões múltipla escolha e 3 discursivas.

2) Um Questionário do Estudante, para entender o perfil socioeconômico e o processo formativo do estudante.

O questionário deve ser preenchido antes da prova no Sistema de Cadastro do Estudante. O concluinte que não realizar essa etapa ficará em situação irregular no Enade.

Atenção: No histórico escolar ficará registrado se o aluno fez ou não a prova e como está a situação dele referente ao Enade. Sem a realização deste exame não é possível pegar o diploma de graduação.

Como fazer a inscrição do Enade?

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema Enade entre os dias 19 de julho e 13 de novembro de 2021. Além dos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos que se enquadram na edição do ano, alunos irregulares de anos anteriores também devem fazer a inscrição.

Na página para inscrição, você encontra de forma simplificada um cronograma com as datas de cada processo e uma área de autoatendimento para esclarecimento de dúvidas.

Como funciona o resultado do Enade?

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da Educação Superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Os indicadores mensurados (qualidade dos cursos e das instituições do país) podem ser utilizados para o desenvolvimento de políticas públicas para a Educação Superior e como fonte de pesquisa pela sociedade. Está aí a relevância da prova.

Enade 2021: cursos avaliados

Neste ano, o exame avaliará cursos de 30 áreas de graduação, confira quais serão os cursos avaliados:

Bacharelados nas áreas de:

Ciência da Computação
Ciências Biológicas
Ciências Sociais
Design
Educação Física
Filosofia
Geografia
História
Química
Sistemas de Informação

Licenciatura nas áreas de:

Artes Visuais
Ciência da Computação
Ciências Biológicas
Ciências Sociais
Educação Física
Filosofia
Física
Geografia
História
Letras – Português
Letras – Português e Espanhol
Letras – Português e Inglês
Letras – Inglês
Matemática
Música
Pedagogia
Química

Tecnólogo nas áreas de:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Gestão da Tecnologia da Informação
Redes de Computador

 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54