Confira 9 motivos que podem zerar a redação do Encceja
A seguir, confira algumas atitudes que podem levar a uma nota zero na redação do Encceja:
- Escrever 4 linhas ou menos de texto;
2. Rasurar as linhas de modo que não existam mais de 4 linhas sem estar rasuradas no texto;
3. Desenhar na folha de redação;
4. Texto inelegível (atenção com a letra!);
5. Escrever em outro idioma que não seja a língua portuguesa;
6. Copiar integral ou parcialmente os textos motivadores ou questões da prova, de modo que não restem mais de 4 linhas sem cópia;
7. Abordar um tema diferente do que foi proposto;
8. Escrever um texto que não seja dissertativo-argumentativo;
9. Escrever insultos, zombar ou ofender alguém.
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Como evitar a nota zero na redação do Encceja?
O candidato deve ter em mente que algumas características evitam a nota zero na redação do exame. Confira quais são elas:
- Ter, pelo menos, 5 linhas escritas;
- Ser escrito em língua portuguesa;
- Apresentar letra legível;
- Abordar o tema proposto;
- Ser dissertativo-argumentativo.
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Quais são as competências avaliadas na redação do Encceja?Os critérios de anulação da redação do Encceja são uma espécie de “pré-requisitos para que o texto possa ser avaliado”, de acordo com a Cartilha de Redação. Assim, satisfazê-los não é uma garantia de boa nota, mas apenas de que o texto não será anulado.
Por isso, conhecer os critérios de avaliação é importante para que se consiga ter um bom desempenho na redação. Afinal, ao conhecer os critérios, o candidato pode analisar o próprio texto a fim da verificar se alguma característica precisa ser melhorada. Confira, abaixo, os 5 critérios de avaliação da redação do Encceja:
Competência 1
Demonstrar domínio da norma-padrão da língua portuguesa escrita.
Competência 2
Elaborar um texto dissertativo-argumentativo dentro do tema proposto, aplicando conhecimentos de diversas áreas para desenvolvê-lo.
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5 (exclusiva para o nível Ensino Médio)
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os Direitos Humanos.
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