Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Passo a passo da Redação do Encceja

por Giovana Murça em 07/08/19 3,6 mil visualizações

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é composto por cadernos de prova divididos em quatro áreas e uma redação.

Diferente das questões de múltipla escolha, a redação é o momento no qual o candidato deve expor suas ideias num texto de 25 linhas. Para ser aprovado é preciso pontuar, no mínimo, 5 pontos, num total de 10. 

Essa exposição de ideias e o formato de texto exigido pelo exame deixa muito candidatos confusos e nervosos. Para acabar com todas as dúvidas, a Revista Quero conversou com o professor Tiago Dias, diretor dos projetos Ensino Médio Fácil e Termine Seus Estudos, e, nesse post, você confere o passo a passo da redação do Encceja!

redação encceja

Estilo dissertativo-argumentativo

O primeiro ponto que você precisa se atentar antes de começar a estruturar seu texto é saber como ele deve ser estruturado. O Encceja exige o estilo dissertativo-argumentativo e sempre apresentará um tema com algum problema que afeta boa parte da sociedade:

“Nesse estilo, o candidato deve ser capaz de apresentar o tema ao leitor, expor seu ponto de vista, defendê-lo e criar uma proposta de intervenção, no último parágrafo”, explica Tiago Dias.

Também é preciso ter em mente que seu texto será avaliado nos mesmos critérios de avaliação do Enem, que basicamente são: “domínio da norma padrão, domínio da estrutura do texto, argumentação, coesão e proposta de intervenção”, esclarece Tiago.

Sua redação do Encceja em 3 passos

A redação dissertativa-argumentativa deve conter três itens: introdução, desenvolvimento e conclusão. Veja o que escrever em cada uma dessas partes.

1. Introdução

Você deve introduzir o tema com algum dado relevante sobre o problema ou contextualizar com algum fato histórico, frase de um filósofo, cena de algum filme ou até mesmo trecho de uma música. Na sequência, você deve apresentar sua tese sobre aquele tema, ou seja, seu ponto de vista sobre problema.

Leia: 9 formas de fazer a introdução da redação

Veja um exemplo de introdução de redação do Manual de Redação do Enem 2018, que segue a mesma estrutura do Encceja, com o tema “Desafios para a formação educacional de surdos o Brasil”:

redação encceja
A contextualização está grifada em azul e a tese é o trecho grifado em vermelho (Reprodução/Inep)

2. Desenvolvimento

Esse é o momento de você defender seu ponto de vista (tese) com argumentos baseados em fatos e dados reais, que você pode extrair dos textos de apoio. A orientação do professor Tiago é fazer isso em dois parágrafos. 

redação encceja
Argumente baseado em fatos!

No exemplo da redação acima, o autor deve esclarecer e justificar com provas o porquê “preconceito ainda existente na sociedade” e a  “falta de atenção do Estado” colaboram para que os surdos tenham dificuldades no acesso à educação.

3. Conclusão

Para concluir seu texto, é necessário apresentar uma proposta de intervenção com possíveis soluções para o problema apresentado, de forma detalhada e respeitando os direitos humanos.  

Sua proposta deve resolver os fatores do problema apresentados por você. Ainda no caso do exemplo de redação acima, o autor deve apresentar um solução para a combater a preconceito contra os surdos e para a falta de atenção do Estado.  

redação encceja

Dicas importantes

  • Para não zerar na redação você não deve fugir do tema ou do estilo de redação exigido, escrever menos de quatro linhas ou fazer desenhos ou rasuras na folha de redação;
  • Além de ler atualidades, familiarize-se com o estilo de redação. “Pegue boas redações dissertativas e as copie umas três vezes. Depois, comece a modificar as palavras dessa redação e, por fim, treinar vários temas”, aconselha Tiago;
  • Se sua rotina está corrida, aposte em vídeos em canais educativos, como os canais Termine Seus Estudos e Português Fácil.

Para ficar por dentro de tudo sobre o Encceja, acompanhe a Revista Quero e baixe o e-book Guia Completo do Encceja. Sobre redação, veja as dicas do e-book Guia Completo da Redação do Enem, que segue o mesmo modelo do Encceja.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54