Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as semelhanças e diferenças entre a redação do Encceja e a do Enem. Afinal, os dois exames exigem que o candidato produza uma redação dissertativo-argumentativa, o que pode gerar confusão.
No entanto, apesar de seguirem o mesmo modelo, existem algumas diferenças significativas nos critérios de avaliação, estrutura e até mesmo nos temas abordados. A seguir, entenda como é a redação do Encceja e quais as diferenças em relação à do Enem.
A redação do Encceja é igual a do Enem?
Apesar de não serem totalmente iguais, a redação do Encceja segue o mesmo formato da redação do Enem, uma vez que ambas exigem que o candidato redija um texto dissertativo-argumentativo, no qual o participante deve expressar um ponto de vista sobre um tema proposto e desenvolvê-lo com argumentos consistentes.
No entanto, especificamente em relação à redação do Encceja Ensino Fundamental, existem algumas diferenças que podem impactar a preparação dos candidatos, como a quantidade de linhas e obrigatoriedade da proposta de intervenção. Entenda melhor abaixo!
Semelhanças:
Gênero textual: As duas redações são do tipo dissertativo-argumentativo, ou seja, exigem a apresentação de uma opinião sobre um tema, com argumentação sólida para defendê-la.
Estrutura: Ambas as redações devem seguir uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão, com coesão e coerência entre as partes.
Critérios de avaliação: Os critérios para a avaliação são semelhantes, levando em consideração o domínio da língua portuguesa, a capacidade de argumentação e a construção de uma proposta de intervenção (esse último critério, apenas na redação do Encceja Ensino Médio).
Objetivo do exame: O Enem tem como principal objetivo avaliar o desempenho escolar para o ingresso no ensino superior, enquanto o Encceja visa certificar os conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio.
Proposta de intervenção: No Enem, a proposta de intervenção é obrigatória em todas as redações, enquanto no Encceja ela é exigida apenas na redação do ensino médio, sendo opcional no ensino fundamental.
Quantidade de linhas: No Enem, as redações devem ter entre 7 e 30 linhas, já na redação do Encceja, os textos devem ter entre 5 e 25 linhas, para ensino fundamental, e entre 5 e 30 linhas, para a prova do ensino médio.
Complexidade dos temas: Os temas da redação do Enem costumam ser mais amplos e complexos, abordando questões sociais e culturais mais profundas. Já os temas do Encceja são, em geral, mais diretos e relacionados ao cotidiano do estudante.
A redação do Encceja exige que o candidato desenvolva um texto dissertativo-argumentativo, seguindo as diretrizes de introdução, desenvolvimento e conclusão, com o objetivo de defender uma opinião sobre um tema específico. A estrutura básica da redação é a mesma tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, mas existem algumas diferenças.
A redação do Encceja deve ter até 25 linhas para o ensino fundamental e, no máximo, 30 linhas para o ensino médio, com espaço suficiente para que o candidato apresente seus argumentos de forma clara e coerente.
Estrutura da redação:
Introdução: Apresentação do tema e da opinião que será defendida no primeiro parágrafo.
Desenvolvimento: Argumentação que sustenta a opinião apresentada, com exemplos e dados quando necessário. Geralmente tem 2 parágrafos.
Conclusão: Parágrafo final com resumo das ideias principais e, se for o caso, a proposta de intervenção (para o ensino médio).
Diferença entre a redação do Encceja ensino fundamental e ensino médio:
No ensino fundamental, o candidato deve apresentar uma opinião sobre o tema e desenvolver os argumentos, mas não precisa incluir uma proposta de intervenção.
Na redação do Encceja do ensino médio, a proposta de intervenção é obrigatória, igual ao Enem. Assim, o candidato deve sugerir uma solução ou ação prática para o problema abordado no tema.
A Quero Bolsa oferece um plano de estudos gratuito para o Encceja, cobrindo todas as áreas exigidas nas provas do Ensino Fundamental e Médio.
Com materiais didáticos, resumos, exercícios resolvidos e dicas, o plano proporciona uma preparação organizada e flexível. Aproveite essa oportunidade para se preparar de forma gratuita pro Encceja e baixe já:
Depois de fazer a prova do Encceja e conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, já é possível entrar na faculdade.
E se você quer fazer faculdade pagando muito menos, no site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de descontoem muitos cursos, em mais de mil faculdades do país! Veja as bolsas disponíveis abaixo: