
Redação Encceja 2025: veja os melhores textos do Ensino Fundamental
Juliana Gottardi | 16/07/25Entenda como funciona a correção da redação e veja exemplos que seguiram os critérios do exame
Saiba como escrever a redação do Encceja 2025, veja a estrutura correta, critérios de correção e 10 exemplos com boas notas.
A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 será no dia 3 de agosto e, entre as partes mais desafiadoras do exame está a redação, que exige domínio da norma culta, capacidade de argumentar e organização textual.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Mas afinal, como funciona a redação do Encceja e o que é preciso saber para tirar uma nota alta? A seguir, você confere todos os detalhes sobre o formato da redação, além de exemplos muito bem avaliados e dicas para mandar bem no exame.
Veja: Encceja 2025: precisa fazer a prova de manhã e a tarde?
+ Encceja 2025: tudo o que você precisa saber antes da prova
A redação do Encceja segue o modelo dissertativo-argumentativo, o mesmo utilizado no Enem. Isso significa que o participante deve apresentar um ponto de vista sobre um tema proposto e defendê-lo com argumentos consistentes.
O texto precisa seguir uma estrutura coerente, com começo (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão) bem definidos, e deve ser escrito com linguagem formal, respeitando a norma culta da Língua Portuguesa.
A proposta de redação sempre traz um tema de relevância social, apresentado por meio de textos motivadores (a chamada coletânea). O candidato deve ler esses textos com atenção, mas não deve copiá-los — seu papel é construir um argumento próprio, baseado em sua compreensão do tema e em repertórios socioculturais que ele domine.
A redação precisa apresentar três partes principais:
A quantidade de linhas exigida varia conforme o nível:
Textos abaixo do mínimo ou acima do máximo de linhas podem ser zerados ou desconsiderados parcialmente. Além disso, redações que fogem do tema, apresentam cópia integral da coletânea ou violam os direitos humanos também podem receber nota zero.
Leia mais: Encceja 2025: confira 4 modelos de redação nota 10
A redação é corrigida com base em cinco competências. Cada uma vale até 2 pontos, somando nota máxima de 10. Veja o que cada uma avalia:
1 – Demonstrar domínio da norma-padrão da língua portuguesa escrita
Essa competência avalia a correção gramatical do texto. O candidato deve mostrar que sabe usar bem a ortografia, a pontuação, a acentuação, a concordância verbal e nominal, a regência, além de manter uma boa escolha de palavras. Erros simples e frequentes podem comprometer a nota.
2 – Elaborar um texto dissertativo-argumentativo dentro do tema proposto, aplicando conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolvê-lo
Essa competência verifica se o candidato compreendeu o tema proposto e conseguiu desenvolver um texto no formato dissertativo-argumentativo. Além disso, espera-se que o estudante relacione o tema com conhecimentos de outras áreas, como história, geografia, sociologia, atualidades para enriquecer a argumentação. Fugir do tema ou escrever em outro gênero textual (como narrativa ou carta) pode resultar em nota zero nessa competência.
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Essa competência analisa a qualidade da argumentação. O candidato precisa apresentar uma tese (opinião sobre o tema) e defender essa ideia com argumentos bem estruturados, usando exemplos, dados ou situações reais. Também é necessário organizar essas ideias de forma lógica, evitando contradições ou repetições. Um texto que apenas repete a proposta ou que mistura muitos assuntos sem aprofundamento perde pontos aqui.
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Neste item, o avaliador observa o uso dos recursos linguísticos de coesão — ou seja, como o texto está encadeado. O candidato deve usar conectivos adequados (“além disso”, “portanto”, “por outro lado”), pronomes e outros mecanismos que garantem fluidez e ligação entre as partes do texto.
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Exclusiva para os candidatos ao Ensino Médio, essa competência avalia se o participante apresentou uma solução concreta para o problema discutido no texto. Essa proposta precisa ser clara, viável, detalhada e coerente com os argumentos apresentados. Além disso, deve respeitar os direitos humanos — ou seja, não pode sugerir punições desumanas, exclusão social ou qualquer tipo de violência. Uma boa dica é responder às perguntas: O que será feito? Quem vai fazer? Como? Com qual objetivo?
Os temas da redação do Encceja costumam estar ligados a questões sociais contemporâneas, com relevância para o cotidiano da população brasileira. Veja alguns dos possíveis temas do Encceja 2025 nesta página.
Vai fazer o Encceja e quer ser aprovado? O Plano de Estudos Encceja 2025 da Quero Bolsa é uma ótima ferramenta para aqueles que buscam uma preparação focada. O material é 100% gratuito, tem resumos, explicações e exercícios! Baixe já:
Para ajudar os candidatos a se prepararem, a Cartilha de Redação do Encceja (veja PDF), produzida pelo Inep, fornece diversos exemplos e modelos de redação nota 10 produzidos pelos participantes, confira:
Depois de fazer a prova do Encceja, ser aprovado e conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, é possível sim fazer faculdade.
No site da Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeros cursos, em milhares de faculdades espalhadas por todo o país, veja:
Conheça abaixo faculdades que oferecem descontos especiais nas suas mensalidades: