
O que é Enamed? Entenda o novo exame para alunos de Medicina
Isabella Baliana | 23/04/25Saiba tudo sobre o Enamed, novo exame criado pelo MEC previsto para ser aplicado em outubro.
Confira todas as informações importantes para saber antes da prova do Encceja!
A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 será aplicada no dia 3 de agosto, um domingo. Já as inscrições acontecem entre 21 de abril e 2 de maio.
O exame é destinado àquelas pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada e agora desejam obter o certificado de conclusão.
Baixe: Guia gratuito para ser aprovado no Encceja
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Esse momento pode ser de muita pressão para alguns. Assim, para te ajudar a lembrar de todas as informações necessárias e mandar muito bem no Encceja, a Revista Quero reuniu nesta matéria tudo o que você precisa saber antes de fazer a prova. Confira abaixo!
Leia mais: Como faço para saber onde vai ser a prova do Encceja?
+ Material de estudo pro Encceja: onde e como encontrar?
O Encceja é uma prova muito importante pois, a partir dela, muitas pessoas conseguem a certificação do ensino básico. Para ser aprovado, o candidato precisar ficar por dentro de tudo sobre o exame. Confira:
As provas do Encceja são aplicadas em um único dia, no período da manhã e da tarde. Cada prova é composta de 120 questões, ou seja, são 30 questões por área do conhecimento, além da uma redação no formato dissertativo-argumentativo.
A pontuação do Encceja vai de 60 a 180 pontos. Assim, para ser aprovado, é preciso tirar no mínimo 100 pontos em cada prova e no mínimo 5 pontos na redação, que vale de 0 a 10. É válido saber que a prova possui questões consideradas “fáceis”, “médias” e “difíceis”, e que a nota do Encceja é calculada baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI).
No TRI, não adianta acertar muitas questões difíceis e errar as fáceis, porque o sistema entenda que o candidato chutou fazendo dessa forma. O indicado, portanto, é acertar mais questões fáceis e médias do que difíceis, já que o sistema entende que, nesse caso, não houveram “chutes”, mas sim uma prova coerente.
Confira: Qual prova escolher no Encceja?
Os candidatos podem conferir a informação acessando o cartão de confirmação, disponível na Página do Participante do exame. É pelo cartão de confirmação que os participantes terão acesso a data, horário, local de prova e número de inscrição.
Além disso, é por meio da Página do Participante que os candidatos poderão conferir as especificações de uso do nome social e necessidade de atendimento especializado para realizar a prova.
Na prova do ensino fundamental, são cobrados os conteúdos das seguintes matérias:
Já a prova Encceja do ensino médio, é composta pelas seguintes áreas do conhecimento:
Veja também: Quem faz Encceja tem histórico escolar?
+ Qual o valor da prova do Encceja?
Segundo os editais divulgados pelo Inep, a aplicação do Encceja segue os horários abaixo:
Abertura dos portões: 8h00
Fechamento dos portões: 8h45
Início da prova: 9h00
Término das prova: 13h00
Abertura dos portões: 14h30
Fechamento dos portões: 15h15
Início da prova: 15h30
Término da prova: 20h30
Entenda melhor: O que fazer com o resultado do Encceja?
+ Encceja e supletivo: entenda qual a diferença
A redação do Encceja deve ser feita no formato de texto dissertativo-argumentativo e deve ter no máximo 30 linhas. Quando os candidatos recebem a prova, recebem também o tema da redação.
Apesar de não ser possível saber qual será o tema da redação até a aplicação da prova, os temas sempre terão relação com algum problema que afete boa parte da sociedade. Por exemplo, o tema da redação do Encceja 2020 foi “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil”, para a prova do ensino médio e “Abandono afetivo do idoso no Brasil” para a prova do ensino fundamental.
No formato de texto dissertativo-argumentativo, o candidato deve argumentar sobre o tema proposto e uma boa dica é seguir a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão, entenda melhor abaixo:
A introdução é o começo do texto e nela você deve apresentar o tema com algum dado relevante sobre o problema ou contextualizar com algum fato histórico, frase de um filósofo, cena de algum filme ou até mesmo trecho de uma música. Na sequência, você deve apresentar seu ponto de vista sobre o problema.
Esse é o momento de você defender seu ponto de vista (tese) com argumentos baseados em fatos e dados reais, que você pode extrair dos textos de apoio. A orientação de especialistas é fazer isso em dois parágrafos. Atenção: não copie os textos de apoio, apenas use como base para a sua argumentação, pois normalmente eles contém dados e números relevantes.
Na conclusão do texto, é necessário apresentar uma proposta de intervenção com possíveis soluções para o problema apresentado, de forma detalhada e respeitando os direitos humanos. Sua proposta deve resolver os fatores do problema apresentados por você de uma maneira concreta e viável, ou seja, possível de ser feita.
Confira: Reprovei numa matéria do Encceja, preciso fazer a prova de novo?
+ Qual é a nota mínima para ser aprovado no Encceja?
2. Rasurar as linhas de modo que não existam mais de 4 linhas sem estar rasuradas no texto;
3. Desenhar na folha de redação;
4. Texto inelegível (atenção com a letra!);
5. Escrever em outro idioma que não seja a língua portuguesa;
6. Copiar integral ou parcialmente os textos motivadores ou questões da prova, de modo que não restem mais de 4 linhas sem cópia;
7. Abordar um tema diferente do que foi proposto;
8. Escrever um texto que não seja dissertativo-argumentativo;
9. Escrever insultos, zombar ou ofender alguém.
Para ajudar quem vai fazer o exame, a Revista Quero preparou uma checklist com o que é permitido levar para fazer a prova.
Os resultados individuais do Encceja são divulgados meses após a prova, geralmente em dezembro. Na edição do Encceja 2025, o resultado será divulgado em 15 de dezembro de 2025.
Leia mais: 9 motivos que podem zerar a redação do Encceja
+ Quem se formou pelo Encceja pode prestar concurso?
Você vai fazer a prova do Encceja este ano e precisa de uma ajudinha para mandar muito bem? Foi pensando em te ajudar que a Revista Quero produziu o Guia do Encceja, um material para você se preparar e ficar por dentro de tudo que é preciso para ir bem no exame!
O melhor de tudo é que o material é 100% gratuito. Para acessar, é só clicar no link abaixo e aproveitar:
Se você vai fazer a prova mas ainda não sabe como estudar, saiba que a Quero Bolsa tem um plano de estudos gratuito que pode te ajudar.
Clique no botão abaixo e acesse o plano agora mesmo!
Sim, quem fez Encceja pode se matricular numa faculdade normalmente. Uma das formas de fazer isso é a Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80%. Confira:
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.