Quem faz Encceja tem histórico escolar?
Entenda se quem faz a prova do Encceja tem direito ao histórico escolar ou se o certificado do exame substitui esse documento!
Entenda se quem faz a prova do Encceja tem direito ao histórico escolar ou se o certificado do exame substitui esse documento!
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma importante oportunidade para jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino formal completo.
Isso porque por meio da aprovação no Encceja, as pessoas podem obter a certificação de conclusão do ensino fundamental e médio e assim melhorar seu currículo, entrar na faculdade e encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho!
Uma dúvida comum entre os candidatos da prova é: quem passa no Encceja ganha, além do certificado de conclusão dos estudos, o histórico escolar? Confira abaixo a resposta para essa pergunta!
Calendário do Encceja 2024: veja todas as datas!
Leia mais: O que fazer com o resultado do Encceja?
+ Encceja e supletivo: entenda qual a diferença
Quem faz Encceja tem histórico escolar?
Não, de acordo com a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, quem faz Encceja não tem histórico escolar. Os candidatos que atingirem a pontuação necessária na prova têm direito apenas ao certificado de conclusão daquele nível de ensino, uma vez que o histórico escolar é um documento diferente.
O órgão ainda acrescenta: “O histórico escolar normalmente é fornecido pela instituição de ensino na qual o interessado estudou e nele podem constar, além das notas do aluno, informações complementares como frequência e carga horária do curso, por exemplo”.
Na prática, isso quer dizer que o certificado do Encceja substitui o histórico escolar. Para emitir o certificado, é preciso, primeiramente, ter sido aprovado no exame. Depois, é só solicitar o documento numa Secretaria Estadual de Educação ou num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Entenda melhor: 5 faculdades que oferecem bolsa para quem fez Encceja
+ Encceja: Saiba como conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio
Peguei meu diploma, o que posso fazer agora?
Com o diploma do ensino médio em mãos, você pode dar mais um passo na sua vida acadêmica e entrar na faculdade! E pela Quero Bolsa você ainda consegue bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos de graduação.
Não é preciso ter feito Enem, nem comprovar renda. Procure pelo curso que você quer e confira agora as bolsas:
São mais de 1.000 faculdades parceiras. Conheça algumas:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como o Encceja funciona?
Para participar do Encceja, é necessário se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Existe a prova do Encceja Ensino Fundamental e a do Ensino Médio, sendo que uma dúvida comum dos candidatos é qual prova escolher.
No geral, a prova do Encceja é composta por questões de diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Educação Física e Artes, além de uma prova redação.
Veja: Tem como pegar o certificado do Encceja pela internet?
O exame todo acontece num único dia, geralmente no mês de agosto. Já o resultado costuma ser divulgado cerca de quatro meses depois, em dezembro.
O Encceja também é aplicado para brasileiros que residam no exterior e ainda não tenham completado seus estudos! Inclusive, as datas do Encceja Exterior já foram divulgadas, e o processo de inscrição é o mesmo, geralmente só as datas que diferem.
Como estudar para o Encceja?
O Plano de Estudo Encceja da Quero Bolsa é uma ferramenta para aqueles que buscam a certificação do ensino fundamental ou médio.
Ao oferecer um conteúdo abrangente e recursos diversificados, o plano capacita os estudantes a enfrentarem o Encceja com mais preparo e segurança. O melhor é que não tem custo nenhum. Baixe já: