logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Enem 2020: Inep divulga regras para evitar aglomerações nos dias de prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (24) os protocolos de segurança para evitar aglomerações nos locais de prova nos dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Segundo nota divulgada pelo órgão, a ocupação das salas de realização da prova será de, aproximadamente, 50% da capacidade original, com 205 mil salas e 14 mil pontos de aplicação. Além disso, serão separadas salas especiais, com ocupação de até 12 pessoas, para candidatos que pertencem ao grupo de risco. 



"Fazem parte desse grupo gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas", aponta o texto. 

Outros regras para garantir a segurança será a disponibilização de álcool em gel e a obrigatoriedade do uso de proteção facial durante a prova: "O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. As máscaras serão verificadas pelos fiscais para evitar possíveis infrações, respeitando a distância recomendada."

Candidatos com doenças contagiosas poderão refazer a prova

Participantes com algum tipo de doença contagiosa, entre elas a Covid-19, poderão participar da reaplicação do Enem. Para garantir esse direito, o candidato deverá comunicar a situação na Página do Participante antes da aplicação do exame. 

"Para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença, além da assinatura e da identificação do profissional competente", explica a nota.

Caso o diagnóstico seja feito no dia de aplicação da prova o candidato deve, além de comunicar na Página do Participante, entrar em contato com o Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a situação. O resultado do pedido de reaplicação poderá ser consultado também na Página do Participante.

Entre as doenças contagiosas listadas pelo Inep estão: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

Plano de Estudos do Enem

Desenvolvido em parceira com o Cursinho Apoio Reforço Escolar, esse plano de estudos é um cronograma mensal, em que, de segunda a sexta-feira, você estuda uma disciplina por dia. Lá, é possível acessar dicas de estudo, como estudar para e redação e ficar por dentro de todos assuntos que podem cair na prova. 

Plano de Estudos do Enem

Guia de Redação do Enem

Se você ainda não está na faculdade, mas precisa de ajuda para melhorar a sua escrita, o  Guia de Redação do Enem ensina tudo o que é necessário para ir bem redação. 

Além de aprender a escrever um texto dissertativo-argumentativo, você ainda confere quais são os critérios de correção, exemplos de redação nota 1.000 e dicas de quem é especialista no assunto!

Guia de Redação do Enem

 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54