
Qual é a prova para terminar o ensino médio em 2025?
Juliana Gottardi | 28/05/25Conseguir o diploma do Ensino Médio é um passo fundamental para melhorar as perspectivas profissionais e acadêmicas
É fundamental que os candidatos fiquem atentos aos prazos, regras e requisitos para garantir que todo o processo seja realizado corretamente
Durante anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desempenhou uma dupla função: além de ser a principal porta de entrada para o ensino superior, também permitia a certificação de conclusão do Ensino Médio para aqueles que não haviam concluído os estudos na idade regular.
No entanto, essa possibilidade foi suspensa em 2017, ficando exclusivamente a cargo do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), criado justamente para atender essa demanda.
Agora, em 2025, o Ministério da Educação decidiu retomar a certificação pelo Enem, ampliando novamente as oportunidades para jovens e adultos que buscam regularizar sua escolaridade por meio do exame.
Assim, os candidatos que desejam obter a certificação de conclusão do Ensino Médio pelo Enem 2025 precisam atingir uma nota mínima em cada área avaliada.
Segundo o edital oficial da prova, publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (23), é necessário alcançar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e, adicionalmente, um mínimo de 500 pontos na redação.
A certificação está disponível para os participantes maiores de 18 anos que informarem essa intenção no momento da inscrição. Após alcançar as notas mínimas, o interessado deve procurar uma das instituições certificadoras, cuja lista será divulgada futuramente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Leia mais: Enem 2025: Quero Bolsa lança plano de estudo grátis para a prova
+ Golpe da inscrição do Enem 2025: veja como não cair
A certificação pelo Enem é voltada para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Médio na idade regular. Para solicitar o certificado ou a declaração parcial de proficiência, o participante precisa:
A certificação pelo Enem não exclui outras formas de validação da escolaridade, como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continua disponível para a população.
As inscrições para o Enem 2025 ocorrem entre os dias 26 de maio e 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante. O valor da taxa de inscrição permanece em R$ 85, podendo ser paga por diversas modalidades, incluindo boleto, Pix e cartão de crédito.
Porém, há isenção automática da taxa para dois grupos importantes:
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção de três municípios do Pará — Belém, Ananindeua e Marituba —, onde as provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em virtude da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Entre para o Preparadão Enem: a comunidade gratuita que te guia do zero até a aprovação, com aulas, materiais e dicas exclusivas. Estude só 45 minutos por dia, com suporte emocional e plano inteligente!
Se você vai fazer o Enem em 2025, contar com um plano de estudos pode facilitar sua vida. A Quero Bolsa lançou um cronograma grátis, com direito a videoaulas, resumos e exercícios. Baixe sem pagar nada:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.