Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Vestibular e Enem

Enem 2025 tem 3 questões canceladas: como isso influencia na TRI?

Decisão levanta dúvidas sobre impacto da anulação na TRI do Enem 2025

Em resumo:

  • Inep anulou três questões do Enem 2025 após um universitário divulgar itens semelhantes nas redes sociais;
  • O Inep reforça que os itens pré-testados podem reaparecer em edições futuras do exame;
  • A anulação exige ajustes nos cálculos da TRI, que redistribui a pontuação considerando dificuldade e coerência das respostas.

Continue lendo e saiba mais!

Nesta terça-feira (18), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A decisão foi tomada após um universitário, Edcley Teixeira, divulgar em suas redes sociais questões semelhantes às que caíram no exame.

“A anulação de questões não traz prejuízos para os candidatos, porque o Inep simplesmente retira aquela pergunta do cálculo da TRI. É como se ela não existisse. Assim, ocorre uma redistribuição igualitária, com um novo cálculo para as demais questões”, explica o autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga.

Questões canceladas no Enem 2025

Leia mais: Qual o melhor simulador de nota do Enem?
+ Calculadora TRI Enem 2025: veja 3 ferramentas para simular sua nota

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

O Inep, que acionou a Polícia Federal para investigar o caso, explicou em nota que as questões seriam resultado de informações obtidas durante os pré-testes do Inep, um processo regular e necessário na elaboração das provas. Confira o pronunciamento completo:

1- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.

2 – Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova.

3 – O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.

4 – Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens. 

5 – A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.

6 – O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame.

Agora, os estudantes se perguntam: como a anulação dessas questões impacta a pontuação dos candidatos, especialmente com o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI)?

O que muda com a anulação de três questões no Enem 2025?

O Diretor do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Wander Azanha, explica que o primeiro impacto para os candidatos é o medo sobre a lisura do processo. Segundo ele, a dúvida que surge imediatamente é: “só descobriram três questões? Será que existem mais?”, o que gera insegurança.

O segundo impacto é a possibilidade de uma nova aplicação da prova, caso outras questões sejam identificadas como comprometidas. “Isso mexe completamente com a estratégia dos alunos, que já planejaram quais provas fariam em sequência”, comenta Azanha.

A terceira preocupação envolve diretamente a nota: a TRI será calculada com apenas 177 questões, o que leva muitos a temerem cenários como “e se justamente essas questões anuladas eram muito fáceis?”. Azanha lembra que isso pode influenciar o desempenho final e afeta inclusive instituições que utilizam nota “crua”, como a Unifesp.

Apesar desses impactos, o especialista também ressalta que é importante orientar os estudantes a não ficarem presos a essa angústia agora. “O Inep e a Polícia Federal vão resolver essa questão técnica”, afirma, destacando que o foco dos candidatos deve permanecer nas próximas provas.

As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

O que é TRI?

A Teoria da Resposta ao Item (TRI), método utilizado no cálculo da pontuação no Enem funciona da seguinte maneira: em vez de apenas somar as questões acertadas, a TRI considera a dificuldade das questões e a consistência nas respostas dos candidatos.

“A TRI é a forma mais moderna que se tem em avaliações de larga escala para medir a proficiência dos candidatos nas diferentes disciplinas”, aponta o diretor geral do Curso Anglo, Viktor Lemos.

A metodologia pressupõe que os estudantes que acertam questões mais difíceis têm maior probabilidade de ter um bom desempenho em geral. A questão não é apenas o número de respostas corretas, mas como essas respostas se correlacionam com o nível de dificuldade das questões.

Gabarito extraoficial do Enem 2025

A plataforma Quero Bolsa, em parceria com o curso Anglo, disponibiliza um gabarito extraoficial do Enem logo após a aplicação das provas. Essa iniciativa permite que os estudantes consultem as respostas e obtenham uma estimativa de suas notas antes da divulgação oficial pelo Inep.

Como estudar com bolsa de estudo

Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?

A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.

Entenda como funciona a Quero Bolsa

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações