O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 promete trazer novidades que têm gerado expectativa entre os estudantes. Mas afinal, o Enem 2025 será diferente este ano? Como vai ser exatamente a prova?
Em um anúncio recente em suas redes sociais, o ministro da educação Camilo Santana destacou mudanças importantes no Enem que visam facilitar a participação dos candidatos e melhorar a certificação do ensino médio.
Ainda segundo o ministro, o edital do Enem 2025, com todos os detalhes sobre essas modificações, será publicado em edição extra do Diário Oficial nesta sexta-feira à noite (23). Já as inscrições terão início no dia 26 de maio, segunda-feira. Entenda as novidades a seguir!
O Enem 2025 terá algumas alterações que visam tornar o processo mais inclusivo e acessível, conforme anunciou o ministro Camilo Santana.
Uma das principais mudanças é a pré-inscrição automática para os alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, uma medida que facilita a inscrição e garante que mais estudantes participem do exame.
No entanto, é importante ressaltar que, mesmo com a pré-inscrição, é importante que os estudantes confirmem sua participação na Página do Participante durante o período em que as inscrições estiverem abertas, escolhendo a língua estrangeira (inglês ou espanhol) e realizando outras etapas necessárias.
Além disso, o Enem 2025 oferecerá a oportunidade de certificação para aqueles que não concluíram o ensino médio, uma forma de viabilizar a conclusão da educação básica para quem já está no mercado de trabalho ou em outras circunstâncias. Antes, para obter a certificação do ensino médio, era preciso realizar a prova do Encceja.
Já as inscrições terão início no dia 26 de maio, próxima segunda-feira, e terminam no dia 6 de junho. As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.
A prova do Enem 2025 vai ser diferente?
A estrutura da prova do Enem 2025 continuará semelhante aos anos anteriores, com as tradicionais provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação. Ainda não houve anúncio de alterações no formato ou no conteúdo das questões.
Assim, os candidatos devem esperar que a prova seja aplicada nos moldes já conhecidos, com 180 questões objetivas e a redação, mantendo o foco na avaliação do conhecimento adquirido ao longo da educação básica.
Então participe do Preparadão Enem 2025 e tenha acesso a um guia de estudos, materiais de redação, encontros ao vivo com professores e uma comunidade exclusiva no WhatsApp. Tudo 100% grátis! Participe agora:
Além do Enem, é possível ingressar na faculdade de outra forma, sem precisar da nota do exame. A Quero Bolsa, por exemplo, oferece bolsas de estudo de até 80% em milhares de faculdades espalhadas pelo país.
Veja as bolsas de estudo disponíveis para o curso que deseja agora mesmo: