logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Entenda a diferença do curso de Psicologia integral e noturno da Unitau

por Danieli Monteiro em 08/06/18 2,6 mil visualizações

A Unitau (Universidade de Taubaté) oferece o curso de Psicologia em dois períodos: integral e noturno. Hoje vou explicar para vocês a diferença entre eles.


A diferença que mais chama atenção é o tempo de duração. Embora ambos sejam semestrais, o integral tem duração de quatro anos e o noturno de cinco.

Nossa! Mas por quê?

Isso acontece porque o integral tem uma carga horária diária maior que o noturno, desta forma, algumas disciplinas não são divididas em dois semestres o que adianta as demais disciplinas.

Veja também:  Teste Vocacional para Psicologia

Os estágios obrigatórios também acontecem em momentos diferentes. No segundo ano o integral já inicia o estágio básico e no terceiro e quarto realizam os estágios de ênfase. No noturno o estágio básico acontece no terceiro ano e os de ênfase no quarto e quinto.

Os dois períodos possuem prós e contras. Por exemplo, quem faz integral tem mais dificuldade de conseguir estágio remunerado pois os horários de aula variam durante a semana, enquanto quem é do noturno e trabalha (a maioria dos alunos) tem dificuldade de fazer os estágios obrigatórios pois possuem uma maior restrição de tempo.

Perguntei para a aluna Marina Moraes, do segundo ano do integral o porquê de ela escolher este período, o que mais gosta nele e o que mais detesta. A resposta da futura psicóloga foi:

“Faço integral porque gosto de ter o final de semana livre. A semana é muito corrida. Mesmo tendo aula a tarde, a noite ainda tenho que estudar para as aulas do dia seguinte, então acabo estudando literalmente o dia todo e isso é muito cansativo, sem dúvida é isso o que mais detesto. Entretanto, meus finais de semana são bem tranquilos e leves, e eu adoro isso. A intensidade é extrema, mas só de segunda a quinta, nos outros dias posso relaxar com mais calma. Sem contar que nós nos formamos um ano antes.”

Fiz a mesma pergunta para um aluno do quarto ano do noturno, que pediu para não ser identificado, em relação ao seu período e o psicólogo em formação respondeu:

“Escolhi o período noturno por conta da necessidade mesmo, pois eu trabalho no período vespertino. Eu sou muito ativo à noite, facilitando assim, o empenho nas grades curriculares. Por conta do horário, pegamos os professores, alunos e funcionários em seu nível de cansaço acima do normal. Sendo que por muitas vezes isso se torna uma dificuldade.”

Não podemos dizer que um período é mais fácil ou tranquilo que o outro, são realidades e dificuldades diferentes. Para escolher o mais adequado é questão de disponibilidade e preferência.

E você? É do time integral ou team noturno?

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54