Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Especialista europeu ministra palestra na UCB

por Hans Moura em 28/02/18

A Universidade Católica de Brasília (UCB) recebeu o professor Evert Vedung da Universidade de Uppsala, da Suécia, para uma palestra sobre Avaliação de Políticas Públicas.

O evento ocorreu no dia 17 de novembro de 2017, no auditório São Francisco de Assis da UCB e contou com a presença de estudantes, professores e comunidade externa.

Foi um grande desafio participar de uma palestra totalmente em inglês. Como estudante e Guia da Faculdade, busquei identificar os principais pontos para os leitores da Revista Quero.

Confira a seguir o que rolou na palestra do tão prestigiado Vedung.

Propósito do tema discutido para a UCB

O professor José Angelo Divino, coordenador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Economia da UCB, destacou a importância do tema na universidade e aproveitou o momento para informar a novidade de um novo projeto para 2018. “Estamos propondo um curso de Mestrado Profissional em Economia, com linha de pesquisa voltada para Avaliação de Políticas Públicas”, informou José Angelo Divino.

Em seguida, o professor Marcelo Estrela Fiche, coordenador do curso de graduação em Ciências Econômicas da UCB, ressaltou que a única instituição que oferece a disciplina de Introdução à Avaliação de Políticas Públicas é a Católica de Brasília, o que também é uma novidade e inovação para as grades curriculares dos cursos da UCB.

O que foi discutido na palestra?

Após as apresentações iniciais e as novidades que os professores da UCB contaram ao público presente, Evert Vedung abordou alguns pontos sobre a avaliação de políticas públicas no contexto da Europa e do Brasil.

Um dos grandes destaques de sua fala foi a questão do sistema de avaliação da política pública, que deve acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade.

Ele citou quatro ondas de avaliação, que inclusive foram tema de seu artigo publicado em 2012, chamado: Four Waves of Evaluation Diffusion. Elas foram vigentes entre 1965 e 2010:

  • Onda Científica;
  • Onda Dialógica;
  • Onda Neoliberal;
  • Onda Baseada em Evidências.
“A avaliação da política pública não pode ser unidirecional. Há vários critérios que precisam ser estabelecidos para se entender um ciclo. Todas as fases precisam ser acompanhadas. Uma das coisas mais importantes é identificar o problema até a análise das mudanças sociais ocorridas na sociedade. Na Europa, percebemos muitas qualidades dos serviços públicos que estão atrelados à boa forma de condução e avaliação das políticas públicas projetadas para atender a população. Ao estudar o caso do Brasil, percebo a forte representação política e governamental do país e, para atender as demandas da sociedade, precisa-se aperfeiçoar os processos de governança e governabilidade da esfera pública.” Evert Vedung

Como eu avalio essa experiência

Foi muito gratificante e enriquecedor participar de uma palestra com uma pessoa tão renomada como Evert Vedung. Para mim, foi também um grande desafio já que ela foi realizada toda em inglês. Mesmo com um nível básico no idioma, pude compreender e aprender outras coisas durante a palestra.

Outro fator interessante foi a vontade que o evento despertou em me especializar em uma nova língua estrangeira. Palestras com especialistas de fora do Brasil contribuem demais para a nossa aprendizagem.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54