
Gripe Aviária já caiu no vestibular; veja como a doença pode aparecer nas provas
Isabella Baliana | 16/05/25Entenda a transmissão da Gripe aviária, impactos nos humanos e como se preparar para questões sobre o tema em vestibulares e Enem
Não adianta fingir, a redação em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um ponto de preocupação para diversos estudantes. Afinal, na maioria dos casos, um ponto a mais, ou a menos, naquela avaliação pode mudar totalmente o resultado final.
Por isso, pensando em ajudar seus alunos e outros estudantes, a professora de redação Tarsila Baylão criou em 2016 um esquema de redação para o Enem com alguns passos essenciais para desenvolver um bom texto.
“Todos os conteúdos resumidos nos cards são baseados em vários estudos, pesquisas, vídeos do youtube e vivências pessoais que uso para planejar minhas aulas. Isso não é um TCC, por isso a ausência de referências bibliográficas”, explicou Tarsila em suas redes sociais.
E, apesar de o método ter sido publicado em 2016, essas dicas ainda são divulgadas entre aqueles que estão estudando para o vestibular. No total, a publicação possui mais de 32 mil curtidas, 24 mil comentários e 103 mil compartilhamentos.
Ficou curioso? Conheça o esquema de redação do Enem desenvolvida por Tasila Baylão:
Além do esquema de redação, Tarsila também elaborou dicas sobre duas competências avaliadas pelos corretores do Enem, são elas: competência dois e competência três.
Gostou das dicas? O que mais você quer saber sobre a redação do Enem? Conte nos comentários e nós te ajudaremos! 🙂