Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Aluna da Estácio ganha prêmio na HackRibeirão

por Eduardo Schiavoni em 30/11/17

Um grupo de estudantes universitários de instituições públicas e privadas criou um aplicativo que pode ajudar a administração pública a combater o desperdício de água e melhorar o gerenciamento deste recurso. Trata-se do HidroCidadão, projeto desenvolvido durante HackRibeirão, maratona de desenvolvimento de ideias inovadoras voltadas ao uso da administração pública realizada em outubro no Supera Parque, em Ribeirão Preto.

A ferramenta desenvolvida pelos universitários irá possibilitar ao usuário enviar imagens ou mensagens de vazamentos na rede de água direto para a administração pública, que terá acesso aos problemas em tempo real. O usuário também pode mandar pelo aplicativo o endereço do vazamento e demais informações, ganhando tempo e evitando a burocracia.

Foto: Divulgação
Grupo recebe prêmio de três mil reiais na HackRibeirão

Da mesma forma, a administração poderá otimizar o trabalho das equipes, fazendo uma rota onde problemas de vazamento próximos podem ser agendados para serem solucionados por uma mesma equipe, evitando deslocamentos e economizando recursos.

A professora Cláudia Passador, vice-prefeita do campus de Ribeirão Preto da USP e uma das organizadoras do evento, comemorou o envolvimento. “Esses eventos são essenciais, pois fornecem opções concretas de ganho para a administração pública. Deste evento, surgiram ideias que certamente estão prontas para serem implementadas”, avalia.

Agora, o grupo se prepara para a proposta de incubação do aplicativo, que deve acontecer em 2018. “Faremos uma avaliação em parceria com a administração de Ribeirão para analisar a estrutura e os recursos necessários e esperamos entregar o aplicativo à população ainda ano que vem. É uma ideia ambiciosa, mas com o apoio da tecnologia ela é possível”, disse Flávio Martins, aluno de administração da USP (Universidade de São Paulo), também integrante do grupo.

MAIS FUNÇÕES

Além de mapear os vazamentos, o HidroRibeirão também possui uma funcionalidade que permite ao consumidor fazer a leitura do seu consumo, dispensando o trabalho dos leituristas de água.

“Com apenas uma foto, o usuário conseguirá obter informações sobre o consumo de sua casa, em tempo real, e encaminhá-las diretamente ao Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto”, informa a aluna Cynthia Melo, da Universidade Estácio, uma das integrantes do grupo.

COMPOSIÇÃO

O grupo é composto por estudantes de instituições públicas – Flávio, da USP, e Thiago Garcia, da Universidade Federal de São Carlos, e de particulares – Além de Cynthia, Gabriel Victor Soares Alves, da Faculdade REGES e Lara Medeiros Gonçalves, do Centro Universitário Moura Lacerda.

Segundo Flávio, o grupo não se conhecia e decidiu trabalhar junto por conta da afinidade temática. “Nos reunimos de última hora um dia antes do evento e nos interessamos pelo tema da água, lendo artigos sobre o assunto”, diz. Ele conta ainda que o projeto foi desenvolvido em praticamente um dia – as conversas se iniciaram em um sábado e o aplicativo foi entregue no domingo pela manhã. Como prêmio, eles receberam R$ 3 mil.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54