Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Entenda se vale a pena fazer uma faculdade depois dos 40 anos

Segundo o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), nos últimos anos há um crescimento no número de estudantes em cursos de graduação com mais de 40 anos. Em 2018, o crescimento de matrículas foi de 20% na faixa etária de 40 a 44 anos. 

Isso mostra que adultos, mesmo após filhos e de já estarem inseridos no mercado de trabalho, buscam voltar aos estudos e investir em uma formação de nível superior. Se você está em dúvida se entrar na universidade nessa idade é a escolha certa a se fazer, veja 5 motivos pelos quais vale a pena fazer uma faculdade depois dos 40 anos:

faculdade depois dos 40 anos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

1 - Investir em conhecimento

O mundo de hoje não é o mesmo de amanhã. Com a tecnologia, tudo muda rapidamente e é preciso adquirir conhecimento para continuar por dentro do que está acontecendo. A faculdade é uma possibilidade de imersão em um determinado assunto e, consequentemente, manter-se atualizado sobre o que está ocorrendo na sociedade e como isso pode influenciar a sua vida e o local onde você está inserido. 

Além disso, em um mundo em que tudo se altera, o conhecimento é um dos poucos investimentos que não se desvaloriza com o passar do tempo. 

2 - Melhorar a empregabilidade e o salário

De acordo com o estudo Índice de Empregabilidade do Ensino Superior, realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior No Estado de São Paulo (Semesp), ter diploma de Ensino Superior pode aumentar a média salarial em até 237%.

Além disso, um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontou que aqueles que possuem o nível superior completo têm mais chances de permanecer empregados em momentos de crise econômica. 

Ou seja, além do conhecimento adquirido, o diploma também garante uma maior possibilidade de realocação e valorização do profissional, independentemente da idade.

3 - Conquistar sonhos antigos

Para muitas pessoas, fazer faculdade é a realização de um sonho. Aos 40 anos, poder estar em uma sala de aula novamente é a chance de realizar sonhos antigos e deixados de lado por conta de outras responsabilidades. 

Para aqueles que já tiveram essa experiência antes, é também uma oportunidade de investir na graduação que você realmente desejava estudar há alguns anos ou que descobriu ser sua ambição. 

4 - Estudar de casa

Para aqueles que trabalham e precisam conciliar o tempo com os filhos, surgiu nos últimos anos a modalidade de Educação a Distância (EaD), em que as aulas são gravadas e disponibilizadas em uma plataforma digital. Nela, o estudante pode acompanhar o curso quando e onde puder, possibilitando que o aluno faça a sua grade de horários de acordo com a sua disponibilidade. 

Além disso, para aqueles que precisam de auxílio com a graduação, há ainda a chance de tirar dúvidas presenciais nos polos de apoio, assim como participar de encontros presenciais para a realização de provas, entrega de trabalhos ou até mesmo para aumentar a sua rede de contatos (networking). 

5 - Cursos mais acessíveis

Há algumas décadas, poder fazer uma faculdade era uma possibilidade para poucas pessoas, visto que o custo de uma graduação era muito mais alto do que hoje em dia. 

Porém, com as tentativas de democratização da educação, hoje em dia, há diversas faculdades que oferecem cursos por preços muito mais acessíveis do que alguns anos atrás. Além disso, os cursos a distância ainda permitem com que o preço da mensalidade seja ainda mais baixo, visto que a instituição de ensino pode economizar já que não há gastos de instalação e manutenção de um prédio físico. 

Além disso, há diversos sites de bolsas de estudo que oferecem oportunidades para aqueles que precisam de maiores descontos para poder investir nos estudos. 

Onde fazer uma faculdade? 


Atualmente, há diversas opções disponíveis. Para aqueles que desejam ingressar em uma universidade pública, é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o vestibular das próprias instituições de ensino, que costumam ser mais concorridas e demandar mais tempo de estudo para passar no processo seletivo. 

Outra oportunidade são as faculdades privadas, que também utilizam a nota do Enem como seleção ou também fazem vestibulares menos concorridos durante todo o ano. 

Independentemente da escolha, é importante que o estudante procure por faculdades e universidades que sejam autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), isso garante que o diploma seja válido e que a qualidade do curso seja fiscalizada pelo órgão do governo. 

Para te ajudar, veja abaixo uma lista de faculdades autorizadas pelo Ministério da Educação e que oferecem cursos com preços acessíveis:


E aí, o que te impede de voltar a estudar depois dos 40 anos? Conte nos comentários! 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54