Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Conheça as faculdades a distância com menores mensalidades

Estudar de maneira remota traz algumas vantagens que são muito consideradas por estudantes que buscam ingressar no ensino superior. Uma dessas vantagens é que faculdades a distância possuem menores mensalidades em relação às instituições de ensino com cursos presenciais.

estudante negra faculdades a distancia com menores mensalidades

Além da economia com a própria faculdade, os alunos do ensino a distância (EaD) gastam menos com outras coisas, como a locomoção para o curso e até com a moradia, em casos de pessoas que precisam mudar de cidade para fazer uma faculdade. Outro fator atrativo do EaD é a flexibilidade de horários, que facilitam aos estudantes conciliar as disciplinas da faculdade com horários de trabalho, lazer e descanso.

No Brasil, o EaD é cada vez mais comum e tem se popularizado em cursos das mais diversas áreas e, desde 2018, a oferta de vagas em faculdades a distância é maior do que as vagas no ensino presencial, segundo o Ministério da Educação (MEC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Com tantas faculdades, pode ser difícil escolher onde estudar, e muita pesquisa é necessária. Por isso, a Revista Quero levantou quais são as faculdades a distância reconhecidas pelo MEC com os preços mais acessíveis para o seu bolso. Confira a lista!

Quais são as faculdades a distância com menores mensalidades?

Para fazer esse levantamento, foram selecionados os valores das mensalidades dos dois cursos mais populares entre estudantes de faculdades particulares de EaD: Pedagogia e Administração.

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2019 do MEC, mais de 515 mil alunos estão matriculados em pedagogia na rede privada EaD, enquanto para administração esse número supera os 250 mil estudantes. Os valores das mensalidades nas faculdades mais em conta variam entre R$ 250 e R$ 500, em média, por mês.

Veja a lista com algumas das faculdades EaD com as menores mensalidades do país:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


  • Universidade Salvador (Unifacs)

  • Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi)

  • Universidade Nove de Julho (Uninove)

  • Universidade Braz Cubas

  • Universidade Luterana do Brasil (Uniasselvi)

  • Universidade Potiguar (UnP)

  • Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)

  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

  • Universidade Guarulhos (UnG)

  • Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)

  • Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran)

É importante deixar claro que os valores das mensalidades nas instituições podem variar de acordo com cada polo de apoio presencial e sua localização.

Existem faculdades EaD gratuitas?

Além da enorme variedade de faculdades particulares que possuem cursos EaD, existe também a oferta de graduações dessa modalidade em universidades e institutos públicos no Brasil. São cerca de 140 instituições de ensino públicas com o EaD em suas listas de curso que não cobram mensalidade.

No entanto, mesmo que exista essa oferta, ela é muito inferior ao número de vagas no EaD da rede privada. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2019 divulgado em 2020 pelo MEC, apenas 5,8% dos alunos ingressantes na rede pública se matricularam em um curso EaD EM 2019.

No segundo semestre de 2020, pela primeira vez o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ofereceu vagas. No entanto, apenas uma faculdade pública disponibilizou suas vagas nesse no processo seletivo, em apenas três cursos de licenciatura.

Além disso, o número de polos espalhados pelo país é muito menor que os polos de faculdades particulares. Por isso, as formas mais comuns de ingressar em um curso EaD pagando menos é por meio de bolsas de estudo ou programas privados e do governo, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que conta com bolsas que podem ser integrais (100%) ou parciais (50%)

Como escolher uma faculdade a distância?

Escolher onde estudar nem sempre é uma decisão fácil para os alunos e pode exigir algumas pesquisas com muita calma e considerando as inúmeras opções. Por isso, além do preço da mensalidade, é importante levar em conta alguns outros fatores antes de fazer a matrícula, como:

  • A faculdade precisa ser reconhecida pelo MEC. Apenas instituições certificadas podem contar com cursos EaD e emitir diplomas válidos no mercado de trabalho;

  • A qualidade do curso também é um ponto a se considerar. Pesquise como o MEC avalia o curso e veja qual é a classificação dele em rankings universitários, como o Guia da Faculdade;

  • Leve em consideração a opinião de alunos e ex-alunos sobre a instituição e os cursos;

  • Veja como é a grade curricular do curso e se as disciplinas te interessam e atendem suas expectativas com o que vai estudar;

  • É fundamental ter um polo de apoio da faculdade próximo à sua casa ou cidade, já que encontros presenciais acontecem com alguma frequência ao longo dos semestres, que varia de acordo com o curso. Com um polo perto de casa, esse deslocamento não é um problema.

Descubra a faculdade certa para você!

Veja também: Ainda há preconceito no mercado de trabalho com quem faz EaD?

Agora que você conhece muito mais sobre o EaD, conte para a gente o que achou deste conteúdo!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54