Fuvest 2023: veja as 9 questões mais difíceis da primeira fase resolvidas
A Fuvest é um dos vestibulares mais temidos pelos estudantes. Veja as questões mais difíceis de cada disciplina da edição 2023!
A primeira fase do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o exame que possibilita o ingresso na Universidade Estadual de São Paulo (USP), aconteceu neste domingo (4).
Os candidatos da prova tiveram que responder 90 questões de múltipla escolha, sobre as seguintes disciplinas: inglês, português, literatura, geografia, história, física, química, biologia e matemática. Além disso, tiveram também perguntas interdisciplinares.
O vestibular da Fuvest tem fama de ser um dos mais difíceis do país. Para você ter noção do nível de complexidade da prova, a Revista Quero listou as 9 questões mais difíceis da edição 2023. Veja a seguir!
Leia mais: Calendário Fuvest 2023
+ Fuvest 2023: relação de candidatos por vaga é divulgada; confira
Veja as questões mais difíceis da Fuvest 2023
Por ser um dos vestibulares mais temidos pelos estudantes, há muita curiosidade para ver o nível das questões da prova da Fuvest.
Pensando nisso, a Revista Quero reuniu as 9 questões mais difíceis de cada disciplina, juntamente com a resolução de cada uma delas, segundo especialistas. Vale lembrar que as perguntas foram retiradas da prova V. Veja a seguir!
Gramática
Na prova de gramática, a questão considerada mais difícil por professores do Curso Anglo foi a de número 6. Confira:
Literatura
Já na prova de literatura, a questão 4 foi vista como a mais difícil por professores do Curso Anglo. Veja a seguir:
Confira a resolução do Anglo Vestibulares: Alternativa B
O poema “Família” do livro Alguma poesia, obra de estreia de Carlos Drummond de Andrade, enumera personagens e elementos que compõem uma dinâmica familiar por meio de versos predominantemente nominais. Estão ali, listados, os membros da casa, os empregados, os animais domésticos, móveis e objetos de uso cotidiano, visitantes eventuais e situações comuns como o tranquilo palitar de dentes. As três estrofes repetem a informação de que a mulher que “trata de tudo”, associando a figura feminina a um verbo de ação (trata), o que destaca sua importância na organização familiar.
História
Os professores do Curso Anglo julgaram a questão 42 como a mais difícil de história. Leia a pergunta:
O excerto demonstra que os chamados “vadios” eram indesejados em sociedades consideradas civilizadas, demandando inclusive a elaboração de leis e medidas para julgar e punir esses elementos, que, ao cometerem delitos, assustavam e incomodavam o restante da sociedade. Contudo, no contexto da mineração no Brasil Colônia, os vadios eram considerados “úteis”, visto que poderiam ser utilizados nas atividades complementares nas regiões das minas, que, entre outras coisas, careciam de espaços capazes de abrigar a sociedade urbana em crescimento. Por esse motivo, os vadios eram recrutados à força ou trabalhavam em troca de alimentos, empregados na construção de presídios, Casa da Câmera, estradas ou outras obras públicas. Além disso, também compunham as guardas dos mais abastados da sociedade mineradora ou se empregavam como capitães do mato.
Geografia
Em geografia, a questão 9 se destacou pelo alto nível de dificuldade, de acordo com o Curso Anglo. Veja abaixo:
O conhecimento da geomorfologia (formas de relevo) de uma determinada área é de fundamental importância para entender e planejar o processo de ocupação humana de uma região. O diagrama apresentado retrata três formas clássicas de relevo com suas respectivas estruturas geológicas. Dentre essas formas de relevo, os terraços fluviais com sedimentos consolidados correspondem à melhor área para ocupação humana. As formas aplainadas, a possível fertilidade dos solos e a relativa distância das encostas dos morros e das possíveis cheias nas áreas das planícies fluviais são características muito favoráveis à fixação e ao desenvolvimento de atividades econômicas pelos seres humanos.
Inglês
Na prova de inglês, o Curso Anglo destacou a questão 75 como a de maior dificuldade. Veja o que foi cobrado na pergunta:
O trocadilho ocorre em relação à palavra “reação”. No contexto, ‘reaction’ refere-se a uma reação química, e não a uma reação emocional (surprised e astonished).
Matemática
O Curso Anglo elegeu a questão 85 como a mais difícil de matemática. Confira a seguir:
Química
Na parte de Química, a questão mais difícil para o Curso Anglo foi a de número 57. Confira abaixo:
De acordo com o texto, ao longo da história geológica a proporção é praticamente constante.
Em combustíveis fósseis, em razão do decaimento do 14C, a proporção é maior. Sendo assim, a queima de combustíveis fósseis aumenta essa proporção em relação ao período pré-industrial.
Física
Na disciplina de física, a questão 66 foi eleita como a mais complicada pelo Curso Anglo. Leia a pergunta na íntegra:
Considerando que o campo elétrico é uniforme e que o raio desce exclusivamente na direção vertical, podemos apresentar assim o contexto descrito pelo enunciado:
Calculando a diferença de potencial (U):
Aplicando a definição de corrente elétrica:
Podemos assim calcular a potência associada ao raio:
Biologia
Em biologia, a questão 83 se destacou por ser a mais difícil, de acordo com o Curso Anglo. Veja o que foi cobrado na pergunta:
A partir do heredograma apresentado, pode-se concluir que os indivíduos I.1 e I.2 são heterozigotos. Portanto, a probabilidade de a mulher II.2 (saudável) ser portadora do alelo mutado (Aa) é 2/3. A probabilidade, ao acaso, do indivíduo II.1 ser portador do alelo mutado (Aa) é 1/50. A probabilidade de um casal heterozigoto ter uma criança portadora da AME é 1/4.
Considerando que são eventos independentes, deve-se multiplicar as probabilidades: 1/50 x 2/3 x 1/4 = 1/300.