
Fuvest 2026 anula questão de Matemática da 1ª fase; entenda o que aconteceu
Juliana Gottardi | 25/11/25Entenda motivo da anulação e como fica o ponto dessa questão
Entenda motivo da anulação e como fica o ponto dessa questão
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) anunciou a anulação da questão de Matemática número 3 do Caderno de Provas V1, da 1ª fase do Vestibular 2026, realizada no último domingo (23).
A decisão foi tomada após a análise da banca responsável pela elaboração das questões, que concluiu que nenhuma das alternativas apresentadas possuía uma resposta correta. Com isso, a questão será desconsiderada, e o valor atribuído a ela será dado a todos os candidatos que participaram da prova.
Vale destacar também que, de acordo com a própria Fuvest, o gabarito retificado será publicado amanhã (26).

Leia mais: Como é a segunda fase da Fuvest?
+ Quais foram as questões mais fáceis da Fuvest 2026? Confira
A questão 3 descrevia um cenário de uma eleição para um conselho composto por 5 membros, com 7 candidatos inscritos e 35 eleitores.
O enunciado pedia que os candidatos determinassem o número de votos necessários para garantir a eleição de Aleph, o candidato mais novo da disputa, considerando a possibilidade de um ou dois eleitores faltarem. Veja a questão abaixo:

No entanto, nenhum dos cenários descritos nas alternativas da questão era correto, pois todos falhavam ao tentar garantir a eleição de Aleph com base nas condições apresentadas.
Wander Azanha, Diretor do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, explica que, embora a anulação possa gerar uma leve movimentação no ranking dos candidatos, o impacto no resultado final tende a ser pequeno. O maior prejuízo, segundo Azanha, é o tempo investido pelos candidatos na resolução de uma questão que, posteriormente, foi anulada.
“O que a gente realmente lamenta é que o aluno que dedicou um bom tempo à questão, acertando ou errando, não recupera esse tempo. Esse é o maior prejuízo, já que houve esforço investido em uma pergunta que depois é anulada”, comenta Wander Azanha.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.